Queres criar conteúdo de vídeo de qualidade com o teu telemóvel Android, mas estás cansado das limitações das apps de câmara? A Blackmagic Design, a empresa que te trouxe o popular (e gratuito) programa de edição de vídeo DaVinci Resolve, pode finalmente ter a solução que tanto procuras! A Blackmagic Camera, uma app gratuita que esteve até então disponível apenas para iPhone, está prestes a chegar ao Android.
A Blackmagic Camera promete ser uma lufada de ar fresco. Finalmente terás a possibilidade de gravar como um verdadeiro profissional usando apenas o teu smartphone Android! Isto deve-se à integração das configurações que normalmente são exclusivas das câmaras profissionais. No entanto, há más notícias. Infelizmente, a compatibilidade da app com dispositivos Android vai ser inicialmente limitada. Isto é algo comum neste tipo de aplicações.
Mudanças à vista para a Filmic Pro
Com a introdução da Blackmagic Camera no Android, as alternativas pagas como a Filmic Pro poderão enfrentar sérios problemas. Esta última, que era considerada praticamente obrigatória para gravação de vídeo profissional no sistema operativo Android, pode em breve deixar de fazer tanto sentido. Afinal de contas, a app da Blackmagic promete funcionalidades semelhantes a um custo zero.
O que esperar da Blackmagic Camera
O site MrAlexTech teve acesso a um vídeo de demonstração da app onde foi possível ver a Blackmagic Camera a funcionar em modelos recentes como o Samsung Galaxy S24 e o Google Pixel 8 Pro. As características que impressionam incluem configurações manuais completas como velocidade de obturador (shutter speed), ISO, balanço de brancos (white balance), foco e até a possibilidade de trocar a lente (nos modelos que o permitem).
O verdadeiro ponto-chave da Blackmagic Camera é a integração com o DaVinci Resolve. Ao usares a app, vais conseguir sincronizar facilmente os teus projetos no telemóvel com o teu PC ou Mac, facilitando todo o processo de edição. É perfeito para quem não quer perder tempo (nem qualidade) a transferir ficheiros.
Outros artigos interessantes: