Já não é novidade para ninguém que a barra de endereço do Google Chrome faz muito mais do que simplesmente receber endereços web. É uma potente ferramenta de pesquisa e também permite realizar uma série de outras tarefas. Em breve, teremos novidades: a barra de endereço ficará ainda mais inteligente e mais capaz de entender aquilo que procuras, graças à aprendizagem automática.
As sugestões que o Chrome te vai apresentar na barra de endereço serão ainda mais precisas e relevantes. Com o passar do tempo, e conforme vais usando o Chrome, os modelos de inteligência artificial vão melhorando as sugestões de pesquisa, graças a uma pontuação de relevância mais avançada.
Sugestões de pesquisa mais precisas
Justin Donnelly, chefe de engenharia da Omnibox do Chrome (é assim que a Google apelida a barra de endereço), explicou num artigo publicado no blogue do Google Chromium que a equipa tem vindo a trabalhar intensamente para melhorar este sistema de sugestões. O sistema de pontuação da Omnibox é como a barra de endereço interpreta a tua pesquisa com base no que escreves.
Um sistema de pontuação baseado num conjunto de fórmulas definidas à mão já funcionava bastante bem, mas era relativamente rígido e difícil de aperfeiçoar. A grande novidade é que a equipa criou um modelo com base em aprendizagem automática. Este modelo consegue analisar várias métricas (como a última vez que visitaste um website) e por isso consegue fornecer-te sugestões mais apuradas.
A equipa descobriu, por exemplo, que a Omnibox apresentará um site como sugestão com menor frequência se o visitares poucas vezes. Também aprendeu algo interessante: se passas pouco tempo a navegar numa determinada página web, o novo modelo diminui a sua pontuação de relevância.
Um futuro com uma navegação mais personalizada
As melhorias parecem estar a gerar satisfação, conforme afirmou Donnelly: “a nossa equipa foi motivada pela crença sincera no impacto que obter este resultado certo teria para os nossos utilizadores”. E o trabalho não fica por aqui. A Google pretende desenvolver versões ainda mais especializadas deste modelo de pesquisa, adaptando-as a contextos e ambientes específicos.
Conforme o tempo for passando, o Chrome vai analisar a tua forma de interagir com a Omnibox, para conseguir aperfeiçoar continuamente a forma como pontua a relevância dos diversos resultados de pesquisa. Este novo modelo também vai permitir à equipa recolher a informação mais relevante acerca da tua atividade, para depois gerar modelos ainda melhores que serão implementados em futuras atualizações.
No geral, parece que estamos perante um avanço significativo que poderá proporcionar uma experiência de navegação mais intuitiva e eficiente. A Omnibox do Chrome irá conhecer melhor os teus hábitos e compreender aquilo que procuras, e também será melhor a perceber aquilo que te desinteressa. Espera-se que esta nova funcionalidade chegue com a atualização M124 do Chrome.
Outros artigos interessantes: