Achas que é complicado gerires as chamadas feitas no WhatsApp e as chamadas telefónicas? Isso poderá mudar em breve! A app de mensagens instantâneas, propriedade da Meta, parece estar a testar a integração do seu registo de chamadas com a app do telemóvel.
Esta funcionalidade já existe desde o Android 9 para outras aplicações de chamadas, o que significa que poderias ver as tuas chamadas do Telegram, Signal ou Viber, diretamente na app de telefone. Para a WhatsApp, isto ainda é uma novidade, mas que poderá tornar-se realidade em breve.
Um teste por agora, mas em breve para todos
Um pequeno grupo de utilizadores já recebeu a integração, tal como foi revelado pelo utilizador Kishore9196 no X (antigo Twitter). Na app do telemóvel, consegues ver chamadas do WhatsApp identificadas com a etiqueta “WhatsApp”.
É provável que os testes sejam mais alargados muito em breve, caso a receção seja positiva, chegando a todos nós numa próxima atualização. As chamadas continuarão a estar visíveis na própria app do WhatsApp, mas passarão também a integrar o teu histórico geral do telefone.
Já é possível no iPhone
A integração de apps de chamadas no histórico telefónico é uma realidade há mais tempo nos dispositivos da Apple. Desta forma, a WhatsApp quer criar uma experiência mais uniforme para os utilizadores que têm smartphones Android.
Como vai funcionar?
Ainda não existem muitos detalhes sobre como tudo irá funcionar, mas a app do telefone poderá distinguir as chamadas realizadas através da rede móvel das chamadas feitas pelo WhatsApp. No fundo, é uma forma simples e funcional de unificar o histórico de chamadas, independentemente da forma como foram feitas.
É algo tão prático que é estranho que ainda não esteja implementado! Resta saber quando é que a WhatsApp decidirá avançar com esta funcionalidade para todos os utilizadores.
Outros artigos interessantes: