A popular aplicação de mensagens WhatsApp poderá permitir-te em breve escolher com que outras aplicações de conversa pretendes interagir. De momento, a funcionalidade está apenas disponível na versão beta da app para Android e surge de forma a garantir o cumprimento da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia.
De acordo com as primeiras informações sobre esta funcionalidade, o utilizador poderá não só escolher se quer ou não integrar outras aplicações na sua experiência no WhatsApp, mas também será possível escolher individualmente essas apps. Ou seja, se preferires, podes integrar o Telegram na tua app do WhatsApp, mas deixar de parte o Facebook Messenger.
As limitações da nova funcionalidade
Desligar essa integração tem também as suas limitações, como refere o site Android Central. Ao fazê-lo, as conversas que estiveres a ter com pessoas via outras aplicações passam a uma espécie de modo de “só leitura”, no qual não poderás enviar, nem receber mensagens. No entanto, poderás sempre aceder a esses chats e mesmo apagá-los se assim entenderes.
Privacidade nas conversas de terceiros
O site especializado WABetaInfo desvendou ainda que esta funcionalidade surge no ecrã do utilizador com uma mensagem referente à privacidade. Na mensagem, o utilizador europeu será informado de que a integração de outras apps está a ser feita no cumprimento da legislação em vigor na Europa.
De acordo com uma declaração anterior da direção do WhatsApp, está ainda por decidir se a funcionalidade de integração será levada a outros mercados além do europeu. A Meta (empresa proprietária do WhatsApp) terá até ao dia 6 de março para integrar esta opção, pois é nessa data que a DMA entra em vigor.
Integração poderá revolucionar o panorama das apps de mensagens
A nova funcionalidade de integração presente no WhatsApp poderá trazer profundas alterações à forma como vemos as aplicações de mensagens. Ao tornar possível interagir com pessoas que usam serviços diferentes em apenas um local, o WhatsApp poderá tornar desnecessárias múltiplas aplicações para o mesmo fim.
Ou então, poderá pelo menos reforçar o papel da aplicação no segmento, à medida que deixa de ser necessário migrar para outras aplicações para continuar conversas previamente iniciadas.
Outros artigos interessantes: