A Uber chegou a um acordo de 272 milhões de dólares australianos (178 milhões de dólares) para resolver um litígio com taxistas australianos, que sofreram perdas com a entrada da empresa no mercado australiano em 2012.
Uma ação coletiva contra a Uber estava agendada para começar a ser julgada hoje no Supremo Tribunal de Victoria, mas foi arquivada após a empresa ter concordado com a indemnização.
Taxistas australianos alegam perdas financeiras
A Maurice Blackburn Lawyers, que representa 8.000 taxistas australianos, argumenta que a entrada agressiva da Uber no mercado em 2012 causou perdas financeiras aos condutores e proprietários de táxis e carros de aluguer. A Uber passou anos recusando-se a pagar uma indemnização e só o fez quando a ação ia finalmente ser julgada.
“Nos degraus do tribunal e após anos de recusa em fazer o que é correto por aqueles que dizemos terem sido prejudicados, a Uber pestanejou e milhares de australianos comuns juntaram-se para enfrentar um gigante global”, afirmou o advogado Michael Donelly.
Uber reconhece “questões herdadas” e defende impacto positivo
A Uber reconheceu as queixas da indústria dos táxis como “questões herdadas” e salientou que, quando a empresa começou há mais de uma década, não existiam regulamentos de partilha de boleias em nenhum lugar do mundo.
A Uber defende que a ascensão da partilha de boleias fez crescer o sector dos transportes ponto-a-ponto na Austrália, oferecendo mais opções e melhores experiências aos consumidores, além de novas oportunidades de rendimento para milhares de trabalhadores australianos.
“Desde 2018, a Uber tem feito contribuições significativas para vários esquemas de compensação de táxis a nível estatal e, com a proposta de acordo de hoje, colocamos estas questões herdadas firmemente no nosso passado”, afirma, em comunicado citado pela NBC.
Este é o quinto maior acordo de ação colectiva na história da Austrália e surge cinco anos após o início da ação judicial apresentada pelos taxistas australianos.
Futuro da Uber na Austrália
O acordo de milhões representa um passo importante para a Uber na resolução de litígios com a indústria dos táxis australianos.
A empresa continuará a operar no país, adaptando-se às novas regulamentações e procurando oferecer um serviço competitivo aos seus clientes.
Outros artigos interessantes: