A Spotify e a Apple estão novamente de relações cortadas. Desta feita o problema surge após a Spotify ter alegadamente visto o seu novo update do iPhone estar “bloqueado” na União Europeia (UE). A tecnológica sueca acusa a Apple de não querer cumprir as novas imposições da UE.
Parece que a recente multa de cerca de 2 mil milhões de euros imposta à Apple não foi suficiente. A tecnológica de Cupertino terá, novamente, dificultado a vida à concorrência no mercado das aplicações de streaming de música. Desta vez, ao “pendurar” a aprovação da mais recente atualização da Spotify.
Apple demora propositadamente a aprovar novo update, acusa Spotify
A Spotify acusa a Apple de estar propositadamente a demorar a aprovar a atualização da app no iPhone. O novo update inclui alterações que a legislação da União Europeia agora permite, como links diretos para o website da Spotify e informação sobre as opções de subscrição. Ou seja, possibilidades que não obrigam o utilizador a utilizar o sistema de pagamentos da Apple.
A empresa de Tim Cook já veio defender-se no passado, afirmando que tem centenas de pessoas a trabalhar na sua equipa de análise de novas apps e que, normalmente, não demoram mais de 24 horas. No entanto, já passaram cerca de 10 dias desde a submissão da atualização do Spotify e ainda não obteve luz verde.
Uma guerra que se arrasta há vários anos
Aparentemente a Apple e a Spotify estão a usar a velha tática do cumprimento estrito da letra da lei. Parece que a Apple está apenas a fazer-se de difícil ou que terá mesmo alterado a sua margem de lucro nas subscrições externas ao ecossistema Apple. A verdade é que esta batalha já se arrasta há vários anos.
Esta não é a primeira vez que os gigantes tecnológicos se envolvem em batalhas legais na UE. E não se espera que seja a última. É uma luta onde a Apple parece não querer ceder a sua posição dominante no mercado, mesmo que para isso tenha que arranjar uma ou outra forma de contornar as leis.
Outros artigos interessantes: