A Airbus apresentou publicamente o primeiro protótipo do CityAirbus NextGen, um veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) totalmente elétrico que representa um marco significativo na sua visão para a mobilidade aérea urbana (AAM). O voo inaugural do protótipo está previsto para o final de 2024.
O CityAirbus NextGen da Airbus
Com um peso de duas toneladas, envergadura de asa de 12 metros e capacidade para voar até 80 km a uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o CityAirbus NextGen é ideal para operar em grandes cidades, realizando diversas missões, desde transporte urbano até resposta a emergências, de forma limpa e silenciosa.
Novo centro de testes dedicado à AAM impulsiona o desenvolvimento
A apresentação do protótipo coincidiu com a abertura do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth, Alemanha. Este centro, dedicado ao teste de sistemas para eVTOLs, faz parte do investimento contínuo da Airbus na AAM.
As operações iniciaram em dezembro de 2023 com o CityAirbus NextGen e o centro será utilizado para realizar os testes restantes antes do voo inaugural. Os testes abrangem os motores elétricos com seus oito rotores, bem como os sistemas de voo e aviônicos da aeronave, garantindo a segurança e confiabilidade da tecnologia.
Vale lembrar que, recentemente, a Airbus inaugurou o seu primeiro Centro de Serviços de Ciclo de Vida (CSCVA) em Chengdu, China, estabelecendo um marco inovador na indústria aeronáutica
Um passo importante para o futuro da mobilidade urbana
“Lançar o CityAirbus NextGen pela primeira vez é um passo importante e concreto em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Agradecemos à nossa comunidade, equipe e parceiros de todo o mundo por nos ajudarem a concretizar este projeto”, afirmou Balkiz Sarihan, Head of Urban Air Mobility at Airbus.
Expansão da rede global e parcerias estratégicas
A Airbus está ativamente a expandir sua rede global e parcerias para criar um ecossistema único que promoverá um mercado de AAM bem-sucedido e viável.
Recentemente, a empresa assinou um acordo de parceria com a LCI, líder no setor da aviação, para se concentrar no desenvolvimento de cenários de parceria e modelos de negócio em três áreas fundamentais da AAM: estratégia, comercialização e financiamento, assegurando a viabilidade económica e a sustentabilidade do mercado.
Para mais informações, visite o site oficial
Outros artigos interessantes: