Empresas e inventores portugueses registaram um número recorde de 329 pedidos de patentes na Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2023, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior.
Este crescimento reflete o ambiente de inovação cada vez mais dinâmico no país, com a tecnologia informática, a tecnologia médica e as “outras máquinas especiais” a liderarem os setores com mais pedidos.
A NOS Inovação, a Universidade do Porto e a Sword Health destacaram-se como os principais requerentes de patentes, enquanto a participação de mulheres inventoras atingiu 52% dos pedidos, colocando Portugal em segundo lugar entre os Estados-Membros da OEP. A região Norte liderou o ranking regional, com 48% do total de pedidos.
Análise por setores de atividade:
- Tecnologia informática: Este setor continua a ser o líder em termos de pedidos de patentes em Portugal, com 21% do total em 2023. A NOS Inovação foi o principal requerente neste setor, com 27 pedidos.
- Tecnologia médica: Este setor também se destacou, com 18% dos pedidos de patentes. A Universidade do Porto foi o principal requerente neste setor, com 15 pedidos.
- Outras máquinas especiais: Este setor registou um crescimento significativo em 2023, com um aumento de 94% nos pedidos em relação ao ano anterior. A Sword Health foi o principal requerente neste setor, com 12 pedidos.
- Outros setores: Outros setores relevantes em termos de pedidos de patentes em Portugal incluem a química (10%), a engenharia mecânica (8%) e a biotecnologia (7%).
Top 10 de requerentes de patentes:
- NOS Inovação (34 pedidos)
- Universidade do Porto (28 pedidos)
- Sword Health (25 pedidos)
- Universidade de Aveiro (16 pedidos)
- Instituto Politécnico de Leiria (14 pedidos)
- Feedzai (13 pedidos)
- Novadelta (12 pedidos)
- Universidade do Minho (11 pedidos)
- Abyssal (10 pedidos)
- Oli Sistemas Sanitários (10 pedidos)
Participação de mulheres inventoras:
O Patent Index 2023 da OEP revela que 52% dos pedidos de patentes provenientes de Portugal em 2023 nomearam pelo menos uma mulher como inventora.
Este valor é quase o dobro da média dos 39 Estados-Membros da OEP (27%) e coloca Portugal em segundo lugar entre todos estes Estados, sendo apenas ultrapassado pela Sérvia.
Desempenho regional:
A região Norte de Portugal continua a liderar o ranking regional em termos de pedidos de patentes, com 158 pedidos registados na OEP em 2023, o que representa 48% do total. Segue-se a região Centro (73 pedidos) e Lisboa (72 pedidos). A região Centro registou uma queda de 29% nos pedidos de patentes em 2023, em comparação com o ano anterior.
Patente Unitária:
A Patente Unitária, lançada em junho de 2023, permite aos inovadores obter proteção de patente em 17 Estados-Membros da UE com um único pedido. Desde o lançamento do sistema, os requerentes portugueses solicitaram a proteção da patente unitária para 56,9% das suas patentes europeias concedidas em 2023, um total de 78 pedidos. Esta é a segunda maior taxa de adesão entre todos os países da UE, e muito acima da média da UE de 26,2%.
Tendências globais:
A OEP recebeu 199 275 pedidos de patentes em 2023, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a República da Coreia foram os principais países de origem dos pedidos. A República da Coreia entrou no top 5 pela primeira vez, enquanto os pedidos da China mais do que duplicaram desde 2018.
Para mais informações, consulte o Patent Index 2023 na íntegra em epo.org/patent-index2023.
Conclusão:
O recorde de pedidos de patentes em Portugal em 2023 é um indicador positivo do crescente ambiente de inovação em Portugal
Outros artigos interessantes: