A Nvidia, gigante tecnológica conhecida pelas suas placas gráficas, poderá estar a preparar-se para entrar no mercado de consolas portáteis, seguindo assim os passos da sua rival AMD. Este mercado, que tem visto cada vez mais interesse por parte dos consumidores, tornou-se muito apelativo após o lançamento do Steam Deck da Valve.
Fontes próximas da empresa indicaram ao YouTuber Moore’s Law is Dead que a Nvidia está muito interessada em desenvolver os seus próprios dispositivos portáteis de gaming. Esta ambição já vem sendo alimentada há algum tempo, desde que a parceria com a Nintendo para desenvolver os componentes da Switch se mostrou bem sucedida.
Intel poderá ser a chave para a Nvidia
Se há um grande obstáculo no caminho da Nvidia, este encontra-se no facto de os dispositivos de gaming portáteis mais populares no mercado atualmente estarem a utilizar os processadores da AMD. Para ultrapassar este problema, especula-se que a Nvidia poderá mesmo estabelecer uma parceria com a Intel, criando um dispositivo com um processador x86 potente.
O Shield pode ter sido um teste
Apesar de não ter conquistado totalmente o mercado, o Nvidia Shield foi uma primeira incursão da empresa no mundo dos dispositivos de gaming portáteis. Esta experiência passada poderá ser fundamental no desenvolvimento de um novo dispositivo, que corrija possíveis erros e se adapte às expetativas dos jogadores.
O mercado de dispositivos de gaming portáteis encontra-se em expansão e não deverá parar de crescer nos próximos tempos. A Nvidia poderá encontrar aqui uma grande oportunidade, sendo uma das pioneiras no que toca a oferecer hardware de topo neste formato de dispositivo. A concorrência é forte, mas o nome da Nvidia e a qualidade das suas placas gráficas são atributos que podem fazer a diferença.
Outros artigos interessantes: