A Nokia está a substituir os equipamentos da Huawei nos sites da DT (Deutsche Telekom) na Alemanha pela tecnologia O-RAN (Open RAN). A empresa finlandesa planeia implementar a nova arquitetura de rede de acesso rádio em 3000 sites.
Nos últimos tempos, várias empresas de telecomunicações estrangeiras, incluindo a BT Group, afastaram a Huawei em favor de outros equipamentos de rede. Isso ocorre porque o Reino Unido, os EUA e outras regiões acreditam que os mecanismos de rede chineses contêm componentes de alto risco.
As autoridades estrangeiras alegam que empresas como a Huawei e a ZTE podem ter implementado tais elementos em seus produtos tecnológicos que podem transferir dados confidenciais para o governo chinês. Apesar de a Huawei negar todas estas alegações, foi colocada sob sanções.
Na sequência da proibição, a Nokia está agora a substituir a Huawei nos sites da DT na Alemanha pela tecnologia O-RAN. Outra razão para afastar a empresa tecnológica chinesa dos sites da Deutsche Telekom é que esta se recusou a aderir à O-RAN Alliance para facilitar os serviços de rede.
A DT já iniciou experiências com a tecnologia O-RAN para aumentar a eficiência dos operadores de rede. É de salientar que a DT removeu a Nokia em 2018 em favor da tecnologia Open RAN da Ericsson. No entanto, no final de 2023, a Deutsche Telekom designou a Nokia como fornecedor principal, o que marcou o regresso da empresa finlandesa.
A O-RAN oferece vantagens significativas
A tecnologia O-RAN oferece várias vantagens em relação às soluções tradicionais de rede. É mais aberta e flexível, permitindo que os operadores de rede combinem e combinem equipamentos de diferentes fornecedores. Isso pode levar a uma maior inovação e a custos mais baixos.
A O-RAN também é mais eficiente em termos de energia, o que é importante para reduzir as emissões de carbono. Além disso, a tecnologia é mais segura, pois dificulta o acesso não autorizado à rede.
O futuro das redes móveis
A O-RAN é vista como o futuro das redes móveis. A tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como as redes são construídas e operadas.
A Nokia está bem posicionada para se beneficiar da crescente adoção da tecnologia O-RAN. A empresa tem um histórico de inovação em tecnologia de rede e está comprometida em desenvolver soluções O-RAN líderes na indústria.
Declarações
Ganhamos este contrato emblemático com a Deutsche Telekom na Alemanha para substituir parte da sua base instalada com a Huawei. São 3000 sites de substituição, mais novos sites, numa parte da rede na Alemanha.
Tommi Uitto, chefe do grupo de negócios de smartphones da Nokia
“Acreditamos que ainda existem alguns problemas – o primeiro é a eficiência energética e o outro é o desempenho. No entanto, existe muita colaboração entre a parte de rádio e a parte de banda base, e a junção das duas pode fornecer um bom desempenho de rede. Quando se trata de amplificadores de potência usados em rádios, a Huawei continua uma geração à frente dos seus concorrentes.”
Philip Song, diretor de marketing do Carrier Business Group da Huawei
Outros artigos interessantes: