A agência espacial norte-americana, NASA, lançou um apelo: está à procura de novos astronautas. Aqueles que forem selecionados poderão ter a oportunidade única de embarcar numa viagem interplanetária até Marte ou construir uma base lunar.
Uma nova era de exploração espacial
A NASA tem uma longa história de exploração espacial, com astronautas a viverem no espaço continuamente desde o início do século. Agora, com o programa Artemis, a agência está a preparar-se para fazer história novamente, planeando enviar a primeira mulher e o próximo homem à Lua.
A nave espacial Orion, acoplada ao foguetão do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), tem como objetivo levar os humanos mais longe no espaço do que alguma vez foram, com missões planeadas não só para a Lua, mas também para Marte.
O que é preciso para ser astronauta?
Os candidatos a astronautas devem cumprir uma série de requisitos para se candidatarem a ser os novos astronautas, com um salário anual de 152 000 dólares. Entre os requisitos estão a cidadania americana, um mestrado numa área STEM de uma instituição acreditada, um mínimo de três anos de experiência profissional relacionada e a capacidade de passar no exame físico para astronautas em voos de longa duração da NASA.
O processo de seleção dos novos astronautas
Os candidatos promissores serão convidados para uma entrevista no Centro Espacial Johnson em Houston, Texas.
Aqueles que passarem na primeira entrevista serão convidados para uma segunda ronda, e é desse grupo que serão escolhidos os novos candidatos a astronautas da NASA.
Os selecionados passarão os próximos dois anos a aprender as competências básicas de astronauta, nomeadamente a fazer passeios espaciais, operação da estação espacial, pilotagem de aviões a jato T-38 e controlo de um braço robótico.
Novos horizontes
O anúncio da NASA surge no mesmo dia em que a agência deu as boas-vindas ao seu último grupo de astronautas, que acabaram de completar dois anos de formação básica. Este grupo inclui 10 candidatos da NASA e dois candidatos dos Emirados Árabes Unidos (EAU) do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid. Muitos destes novos recrutas podem esperar viajar para a Estação Espacial Internacional, para a Lua e, quem sabe, até para Marte.
Outros artigos interessantes: