Estas histórias conquistaram o público e estão prestes a ganhar vida nas telonas
A literatura nacional está ganhando destaque entre os leitores, que estão se abrindo para autores brasileiros contemporâneos. Aquela ideia de que existem apenas os clássicos já está sendo deixada para trás e o cinema (e os streamings) já abrem suas portas para adaptações em longa-metragem.
Para quem está ansioso para ver os longas, é preciso se preparar, investindo na segurança on-line ao baixar e assistir filmes com uma VPN para PCs e tablets. Dessa forma, você protege seus eletrônicos e ainda aproveita um cineminha em casa com muita qualidade.
Que tal descobrir mais livros brasileiros que serão adaptados para o cinema e não podem ficar de fora da sua lista?
1 – O Alquimista
O famoso livro de Paulo Coelho conquistou muitos fãs e também pessoas que não gostam tanto assim da história. Agora chegou a vez de acompanhar o pastor Santiago em sua jornada nas Pirâmides do Egito.
A produção ficou por conta de Jack Thorne, já conhecido por atuar nos roteiros de Enola Holmes.
2 – Quarto de Despejo
A autobiografia de Carolina Maria de Jesus conta sua vida como catadora de papel e a dura realidade enfrentada para criar seus filhos. Hoje é visto como um clássico da literatura brasileira, mas o longa ainda não tem data de estreia.
Quem ficou responsável pela produção foi a Globo Filmes com a direção de Jeferson De.
3 – O Peso do Pássaro Morto
O primeiro livro de Aline Bei, publicado em 2017, terá um filme com Isabel Teixeira como protagonista. A história é uma mistura de prosa e poema, a ponto de Bei ter criado um estilo próprio de escrita e fugido do que é visto como comercial.
A autora contou a vida de uma mulher desde sua juventude até os 52 anos, e o longa pretende começar a partir da viagem da protagonista para visitar o filho em Minas Gerais.
4 – Gay de Família
Os direitos da obra foram comprados pela produtora Maria Farinha Filmes, e a ideia é levar para um longa-metragem a história de um jovem homossexual que decide deixar a casa dos pais por não se sentir confortável ao lado da família.
O filme, assim como o livro, terá um toque de comédia, já que a vida do protagonista muda quando ele aceita a proposta de cuidar de seus três sobrinhos. Por enquanto ainda não há data de lançamento prevista.
5 – A Palavra que Resta
Premiado internacionalmente pela National Book Awards, o romance vai virar um filme e contar aos telespectadores a história de Raimundo, um senhor de 72 anos que, finalmente, aprende a ler e poderá descobrir o que diz a carta deixada por seu amado, Cícero, anos atrás.
A Pródigo Filmes, que já trabalhou com outras produções nacionais conhecidas, como Cidade Invisível, é a responsável por dar vida ao livro de Stênio Gardel. A direção ficará a cargo de Fernando Nogari.
6 – Tudo é Rio
Carla Madeira é a responsável pelo best-seller Tudo é Rio, uma impactante história sobre a vida real. Desde 2022, foi anunciado que o livro teve seus direitos vendidos para a produtora Boutique Filmes e teria uma adaptação em longa-metragem.
A autora comenta que quando escreveu o livro conseguia imaginar as cenas e até uma trilha sonora, mas sabe que, por se tratar de uma obra mais pesada e densa, pode ser complicado fazer essa adaptação para o audiovisual.
7 – O Beijo do Rio
Stefano Volp é outro autor que verá seu livro adaptado para o audiovisual. A Boutique Filmes, mesma produtora envolvida com Carla Madeira, comprou os direitos de O Beijo do Rio.
A história vai acompanhar a jornada de um jornalista que se envolve em uma investigação para descobrir quem foi o responsável pela morte de seu melhor amigo enquanto este atuava em uma versão gay de Romeu e Julieta.
As séries também estão no radar nacional
Além de obras que vão se tornar filmes, outras produções literárias nacionais ganharão séries para a TV. Uma delas é Torto Arado, sucesso de vendas no Brasil. Outros títulos incluem No País das Sombras e Dias Perfeitos.
Outros artigos interessantes: