A Apple voltou a mostrar a sua faceta mais competitiva ao bloquear o funcionamento da aplicação Beeper nos dispositivos iPhone. A app da Beeper chegou mesmo a permitir, por um período limitado, a utilização do famoso iMessage por utilizadores Android. A história desta batalha entre os dois gigantes tecnológicos foi recordada recentemente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, numa queixa contra a Apple.
A luta entre as duas poderosas empresas vem destacar as diferentes abordagens de cada uma no que diz respeito à experiência de utilização dos seus diferentes serviços e funcionalidades. A queixa do Departamento de Justiça visa defender os interesses dos consumidores.
Beeper prometia unir iPhone e Android
A Beeper, fundada por Eric Migicovsky, o “pai” do smartwatch Pebble, conseguiu uma façanha notável: através de engenharia reversa, “desvendou” o protocolo de comunicação da app de mensagens da Apple, permitindo aos donos de smartphones Android usufruírem do iMessage nos seus dispositivos. Mais ainda, com recurso à encriptação end-to-end, as mensagens eram trocadas entre os utilizadores de forma segura.
A app da Beeper disponibilizava todas as funcionalidades nativas do iMessage, como a possibilidade de participar em conversas de grupo, enviar reações às mensagens, e muitas mais. A Apple não tardou a responder e, rapidamente, entrou numa espécie de “jogo do gato e do rato” com a Beeper, bloqueando a cada passo as alterações técnicas que a equipa da Beeper introduzia para manter a app funcional.
Departamento de Justiça critica comportamento da Apple
A queixa do Departamento de Justiça norte-americano classifica este tipo de ação da Apple como uma atitude anticoncorrencial. Ao bloquear o funcionamento da Beeper no seu ecossistema, a Apple protege o monopólio que detém sobre as apps de mensagens compatíveis com iOS, o que prejudica os consumidores. A queixa argumenta ainda que a Apple degrada a qualidade do serviço e compromete a privacidade dos seus utilizadores para se proteger de possíveis alternativas ao iMessage.
Para além deste episódio com a Beeper, o Departamento de Justiça recorda na sua queixa que a Apple já limitou as possibilidades de utilização de outros smartwatches para além do seu Apple Watch. A quebra de compatibilidades torna mais complexo usufruir de funcionalidades importantes para muitos utilizadores, tais como responder a notificações através do seu smartwatch.
A ação do Departamento de Justiça é apenas o início deste conflito, que promete ainda muitos episódios nos próximos tempos. Até onde irá a Apple para manter intacto o seu domínio do mercado de dispositivos móveis?
Outros artigos interessantes: