A Google anunciou, na cimeira “Fighting Misinformation Online” em Bruxelas, medidas para combater a desinformação e apoiar a literacia mediática nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam em junho de 2024.
Novas iniciativas:
- Elections24Check: coligação de mais de 40 organizações de notícias e de verificação de factos para verificar informações sobre as eleições, com base de dados de desinformação e acesso a novas funcionalidades no Fact Check Explorer.
- Recursos da AFP para jornalistas: série de vídeos e curso online sobre como combater a desinformação, com o apoio da Google News Initiative.
- Capacitação de jovens eleitores: donativo de US$ 1 milhão do Google.org ao ThinkYoung para financiar hackathons liderados por jovens em toda a Europa.
- Google Trends Elections Hub: plataforma com gráficos em tempo real sobre partidos, candidatos e tópicos políticos, com base nos dados do Google Trends.
- Newsletter Google Trends Elections: análises das tendências de pesquisa em toda a UE, com foco nos principais países.
Combater a desinformação: do debunking ao prebunking
A Google reconhece a importância do trabalho dos verificadores de factos e anuncia uma contribuição de 1,5 milhões de euros para a Rede Europeia de Normas de Verificação de Fatos (EFCSN) para o lançamento do Elections24Check. Esta coligação irá trabalhar em conjunto para verificar informações sobre as eleições e criar uma base de dados abrangente de desinformação.
A Google também está a investir em campanhas de “prebunking” para ensinar o público a identificar técnicas comuns de manipulação e reconhecer a desinformação online. Uma campanha com pequenos anúncios em vídeo será lançada na primavera em cinco países europeus, com tradução para todas as línguas da UE, árabe, russo e turco.
Capacitar jovens eleitores e fornecer insights
Com a redução da idade mínima para votar em alguns países europeus, a Google.org está a doar US$ 1 milhão ao ThinkYoung para financiar hackathons liderados por jovens e desenvolver soluções para combater a desinformação.
O Google Trends Elections Hub e a newsletter Google Trends Elections fornecerão informações sobre as questões e os tópicos que mais interessam aos eleitores, com base nos dados do Google Trends.
Compromisso com a informação fiável
A Google está empenhada em reduzir a ameaça da desinformação e promover informação fiável nas eleições europeias e no futuro. A empresa espera colaborar com governos, indústria e sociedade civil para atingir este objetivo.
Para mais informações leia o Blogpost publicado no blog da Google Portugal e assinado por Annette Kroeber-Riel Vice President, Government Affairs and Public Policy for Europe
Outros artigos interessantes: