A partir de hoje, os utilizadores da Google Drive sentirão grandes diferenças na reprodução de vídeos no Google Drive. A otimização da reprodução de vídeos foi anunciada pela Google e está disponível para todos.
Melhor reprodução de vídeos no Google Drive
A partir de agora, todos os novos vídeos carregados no Google Drive serão transcodificados para DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP), anunciou a Google.
Isto significa que os utilizadores receberão uma reprodução com taxa de bits adaptável, ajustando-se automaticamente à qualidade da rede local. Além disso, o tempo de junção (o tempo que demora desde o clique em reproduzir até ao início da reprodução) será reduzido e o re-buffering será minimizado, tanto na reprodução normal como em velocidades mais elevadas.
Os novos vídeos colocados no Google Drive já terão uma reprodução mais rápida, mas relativamente aos vídeos anteriormente colocados, a transcodificação acontecerá gradualmente até ao final do ano.
De acordo com a empresa, esta melhoria está disponível para clientes do Google Workspace, subscritores do Google Workspace Individual e utilizadores com contas pessoais Google.
Pesquisa aprimorada em dispositivos iOS
A experiência de pesquisa no Google Drive em dispositivos iOS está também a ser otimizada.
A Google implementou filtros de consulta simplificados. Agora, os utilizadores de iPhone verão as categorias de filtros acessíveis diretamente abaixo da barra de pesquisa. Esses filtros são “tipo de ficheiro”, “proprietários” e “última modificação”,
Paralelamente, o motor de busca apresenta sugestões à medida que o utilizador digita a sua consulta, sendo possível selecionar um filtro sem escrever a pesquisa completa.
Nos dispositivos com iOS passa ainda a ser possível refinar a pesquisa após a obtenção de resultados.
A Google diz que esta atualização da experiência de pesquisa estará disponível em breve para dispositivos Android, mas não se compromete com uma data.
Outros artigos interessantes: