Um engenheiro informático, que trabalhava para a Google nos Estados Unidos, encontra-se sob custódia policial, acusado de tentativa de espionagem industrial contra a gigante tecnológica.
Linwei Ding, também conhecido por Leon Ding, de 38 anos, foi detido em Newark, Califórnia. A notícia foi anunciada pelo procurador-geral dos EUA, Merrick Garland.
Espionagem industrial relacionada com IA
Garland afirmou que o Departamento de Justiça não tolerará o roubo de tecnologias avançadas, incluindo a inteligência artificial, que possam comprometer a segurança nacional. Segundo o procurador-geral, Ding é acusado de espionagem industrial, nomeadamente de roubar segredos comerciais da Google relacionados com a inteligência artificial, enquanto trabalhava secretamente para duas empresas sediadas na China.
“Afirmamos que o arguido roubou segredos comerciais da Google relacionados com a inteligência artificial enquanto trabalhava secretamente para duas empresas sediadas na China. Protegeremos vigorosamente as tecnologias sensíveis desenvolvidas na América para evitar que caiam nas mãos erradas”, é afirmado em comunicado.
De acordo com a acusação, Ding terá descarregado clandestinamente mais de 500 ficheiros relacionados com a investigação da Google sobre inteligência artificial, a partir de maio de 2022
O engenheiro informático, que foi contratado pela empresa americana em 2019, enfrenta quatro acusações de roubo de segredos industriais. Cada uma destas acusações pode resultar numa pena máxima de 10 anos de prisão e numa multa de 250 mil dólares.
Outros artigos interessantes: