A Microsoft vai lançar uma atualização ao cloud storage OneDrive, que promete revolucionar a forma como geres o teu trabalho ou as tarefas da escola. A grande novidade é o Copilot, uma ferramenta de inteligência artificial que facilitará a tua vida. Podes pensar no Copilot como o teu assistente pessoal de pesquisa, que será capaz de encontrar, resumir e extrair informações de uma grande variedade de arquivos.
Graças ao Copilot, a busca por ficheiros perdidos no meio do caos digital chegou ao fim. Este novo assistente conseguirá ler e compreender todo o tipo de documentos de texto, apresentações, folhas de cálculo, páginas HTML, PDFs e muito mais. Depois, podes pedir para te encontrar um ficheiro muito específico, mesmo usando frases coloquiais como: “Quero encontrar o contrato do projeto que a Ana me enviou na semana passada”.
Os resumos do Copilot vão deixar-te mais descansado
Dizes adeus à leitura de documentos extensos, com o Copilot podes pedir resumos adaptados às tuas necessidades. Por exemplo, imagina que a tua chefe te pede um resumo de um projeto longo e enfadonho, tu podes pedir ao Copilot para te dar apenas os pontos principais ou até um resumo específico de uma secção do documento. Desta maneira, ninguém vai desconfiar que não leste tudo!
O Copilot também é um génio da organização
Mas as capacidades do Copilot vão muito além de simples pesquisa e resumos. Será possível pedir-lhe para criar outlines, tabelas, e listas a partir de ficheiros que já tens guardados. Por exemplo, podes dizer-lhe algo como:
- Cria um esquema sobre os pontos principais deste manual de instruções.
- A partir destes relatórios de vendas individuais, cria uma tabela com o nome do vendedor, o volume de vendas, as comissões e a data.
- Cria uma lista de perguntas frequentes, baseada neste email que recebi de um cliente.
Partilha de documentos será ainda mais fácil
A Microsoft não se esqueceu de tornar a colaboração mais fluída. Ainda este mês, será possível incluir resumos automáticos dos documentos Microsoft Word quando partilhas ficheiros. Isto quer dizer que o destinatário pode ler um breve resumo no email, ainda antes de abrir o ficheiro para decidir se quer mesmo abrir o documento.
Infelizmente só vais poder usufruir de todas estas inovações, se a tua empresa ou escola tiver licenças do serviço “Copilot for Microsoft 365”. Mas o lançamento oficial está previsto já para finais do próximo mês de abril, não terás de esperar muito mais.
Outros artigos interessantes: