O mercado das criptomoedas continua em alta e a Bitcoin está a subir de forma impressionante, ultrapassando valores históricos. O valor da Bitcoin superou a fasquia dos 72 mil e 700 dólares esta segunda-feira e tudo leva a crer que não vai parar por aqui.
A subida meteórica da criptomoeda mais famosa do mundo está a ser alimentada pela aprovação de mais fundos de investimento em Bitcoin e pela expectativa de um evento chamado “halving event”. O “halving event” vai reduzir para metade a quantidade de criptomoedas criadas, fazendo com que se torne mais raro e, consequentemente, potencialmente mais valioso.
Impulsionada por este otimismo, a Bitcoin aumentou de valor 9,5% nos últimos sete dias e 50% no último mês, de acordo com dados da CoinMarketCap. Neste momento, a capitalização de mercado de todas as criptomoedas subiu 10% esta semana, chegando a um total próximo dos 2,71 biliões de dólares. Cerca de 52,7% deste valor está na Bitcoin.
Será um balão prestes a rebentar?
É claro que não há uma forma inequívoca de perceber até onde pode subir a Bitcoin durante esta onda de entusiasmo. Apesar do sentimento positivo que paira sobre os investidores, há pelo menos um indicador que sugere que a bolha pode rebentar mais cedo do que o esperado. Trata-se do Índice de Medo e Ganância do Crypto Market, da CoinMarketCap, que se encontra na zona de “ganância extrema” com um valor de 89,12 pontos.
Em fevereiro, este índice indicava uma posição neutra com 59,3 pontos. Para quem não está familiarizado, este índice combina dados sobre preços e negociações das criptomoedas com a análise do comportamento dos investidores, criando uma pontuação entre 0 e 100. Pontuações mais baixas sugerem que os investidores venderam as suas posições por preços mais baixos do que deviam, e pontuações mais altas sugerem uma correção do mercado em breve.
Apesar de todos os indicadores, o entusiasmo à volta da Bitcoin é tal que os fundos de investimento em criptomoedas viram um enorme aumento do seu capital, com 2,6 mil milhões de dólares em novos investimentos no ativo esta semana. No total, desde o início do ano, foram aplicados 9,9 mil milhões de dólares nestes fundos.
A segunda criptomoeda mais popular, a Ether, não se está a beneficiar do mesmo entusiasmo e os investimentos realizados na última semana foram reduzidos em 2,1 milhões de dólares. No entanto, este ano viu o investimento na Ether crescer em 135 milhões de dólares.
A montanha-russa da Bitcoin
É impossível prever o que o futuro reserva para a Bitcoin, especialmente quando se aproxima um evento com grande potencial para movimentar o mercado, como um “halving”. No passado, este tipo de eventos causou subidas repentinas do preço da Bitcoin, a par de descidas igualmente impressionantes.
Por exemplo, o último “halving”, realizado em maio de 2020, levou à subida do preço de, aproximadamente, 9 mil dólares para 63 mil dólares em abril de 2021. No entanto, cerca de três meses depois, já tinha perdido cerca de 50% do seu valor, comprovando a natureza volátil deste mercado.
Portanto, se estás a pensar em investir na Bitcoin, o melhor conselho que podemos dar é para te informares muito bem sobre esta criptomoeda e para que estejas preparado para a montanha-russa na qual te podes estar a meter.
Outros artigos interessantes: