A Apple comprou a DarwinAI, uma startup canadiana de Inteligência Artificial (IA) e pode trazer a IA para o dispositivo.
A compra terá sido feira no início deste ano, segundo a Bloomberg., e poderá ser vital para um sonho antigo da Apple: tirar a IA da nuvem e colocá-la no dispositivo.
DarwinAI: tecnologia para IA mais eficiente e compacta
A DarwinAI desenvolveu tecnologia de IA para “inspecionar visualmente componentes durante o processo de fabrico”, mas uma das suas principais tecnologias é tornar os sistemas de inteligência artificial mais pequenos e mais rápidos.
A Apple tem dado grande ênfase à privacidade, e a capacidade de executar IA no dispositivo, em vez de na nuvem, pode ser uma das novidadess que a empresa poderá apresentar na WWDC 2024.
Documento da Apple revela avanços em IA no dispositivo
Um estudo publicado pela Apple no ano passado indica que a empresa está a trabalhar em formas de tornar os modelos de IA até duas vezes mais eficientes em termos de memória no iPhone. As técnicas utilizadas incluem “janelas” e “agrupamento linha-coluna”, que otimizam o carregamento de dados e aumentam o rendimento.
A Apple também está a testar a IA generativa para auxiliar os clientes com pedidos de assistência. No iOS 18, a empresa poderá adicionar funcionalidades como a criação automática de apresentações, o preenchimento de blocos de texto e até uma nova versão do Xcode que ajudará os programadores a escrever código.
Com a compra da DarwinAI, todos os colaborares da startup canadiana transitam para o departamento de IA da Apple.
Outros artigos interessantes: