2023 foi um ano marcante para a Inteligência Artificial (IA) generativa, com a tecnologia a migrar dos laboratórios para o mundo real, permitindo que milhões de pessoas explorassem um “novo mundo” através de ferramentas como o ChatGPT ou o Microsoft Copilot.
A evolução contínua da IA aponta para 2024 como o ano da sua consagração, com a tecnologia a tornar-se cada vez mais acessível, diferenciada e integrada, prometendo ajudar a dar resposta a alguns dos maiores desafios da sociedade atual.
A Microsoft decidiu partilhar aquelas que, na sua opinião, são as três grandes tendências de IA para os meses que ainda faltam em 2024
As 3 tendências de IA para 2024
1 – Pequenos modelos de linguagem: democratizar a IA
Embora os grandes modelos de linguagem (LLMs) já sejam bastante conhecidos, com o Microsoft Copilot a ser um exemplo da sua utilidade, 2024 será o ano em que os pequenos modelos de linguagem (SLMs) ganharão destaque. Estes modelos, como o Phi e o Orca, desenvolvidos pela Microsoft, oferecem um desempenho comparável ou superior aos LLMs em algumas áreas, exigindo menos recursos computacionais.
Sebastien Bubeck, líder da equipe Machine Learning Foundations na Microsoft Research, afirma: “Os SLMs podem tornar a IA mais acessível devido ao seu tamanho e facilidade de uso. Estamos constantemente a descobrir novas formas de torná-los tão poderosos quanto os grandes modelos de linguagem, o que nos entusiasma bastante.”
2 – IA multimodal: experiências mais ricas e intuitivas
Ao contrário dos LLMs, que se limitam ao processamento de texto, os modelos multimodais podem compreender diferentes formatos de dados, como texto, imagem, áudio e vídeo. Essa capacidade está a enriquecer e tornar mais precisas diversas tecnologias, desde ferramentas de pesquisa até aplicações criativas.
A IA multimodal é a base do Microsoft Designer, que gera imagens a partir de descrições textuais, e permite personalizar vozes neurais para leitores de texto e ferramentas para pessoas com deficiências na fala.
Jennifer Marsman, do Office of the Chief Technology Officer da Microsoft, Kevin Scott, afirma: “A multimodalidade tem o poder de criar experiências mais humanas que aproveitam os diversos sentidos humanos, como visão, fala e audição.”
3 – IA na ciência: impulsionar descobertas para um futuro melhor
A IA está a revolucionar a ciência, com ferramentas que aceleram descobertas para solucionar problemas globais como as alterações climáticas, crises energéticas e doenças.
Para combater as alterações climáticas, os investigadores da Microsoft estão a usar IA para criar melhores previsões meteorológicas, estimativas de carbono e ferramentas para agricultura sustentável. Um chatbot desenvolvido pela empresa processa fotos de ervas daninhas, fornecendo informações aos agricultores.
Na área da saúde, os investigadores estão a desenvolver o maior modelo de IA baseado em imagens do mundo para combater o cancro, e a usar IA avançada para encontrar novos medicamentos para doenças infeciosas e novas moléculas para medicamentos inovadores. A tecnologia analisa testes e erros científicos em semanas ou meses, o que antes levaria anos.
A IA também está a transformar a ciência dos materiais, acelerando a pesquisa por materiais para baterias menos tóxicas.
Conclusão
As três tendências de IA para 2024 – pequenos modelos de linguagem, IA multimodal e IA na ciência – prometem democratizar a IA, criar experiências mais ricas e intuitivas e acelerar descobertas científicas para um futuro melhor.
A Microsoft está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de IA, e estas tendências demonstram o compromisso da empresa em utilizar a tecnologia para resolver os maiores desafios do mundo.
Mais informações sobre o que está para vir em Understanding AI na Microsoft
Outros artigos interessantes: