Xiaomi apresentou hoje o seu ecossistema inteligente “Human x Car x Home” no Mobile World Congress Barcelona 2024, marcando o início de uma nova era na integração tecnológica e inovação.
O Xiaomi SU7, um elemento crucial deste ecossistema, fez a sua estreia internacional, simbolizando a visão inovadora da Xiaomi para um futuro inteligente.
A Xiaomi reafirmou o seu compromisso em fornecer experiências abrangentes e melhor conectadas, centrando a sua tecnologia na humanidade. A empresa pretende criar uma interconectividade de ponta a ponta, integrando pessoas, carros e casas.
“Na Xiaomi, a tecnologia estará sempre centrada na humanidade. A nossa inovação é concebida, em primeiro lugar e acima de tudo, com base nas necessidades dos nossos utilizadores. “Human x Car x Home” personifica isto, o nosso compromisso em fornecer experiências abrangentes e melhor conectadas. Ao integrar pessoas, carros e casas, pretendemos criar uma interconectividade de ponta a ponta, para além de tudo o que existe atualmente“
Daniel Desjarlais, Director of Communications da Xiaomi Internationa
Xiaomi SU7 é peça chave no conceito “Human x Car x Home”
O Xiaomi SU7, o primeiro produto do Xiaomi EV, fez a sua aparição internacional no MWC. A marca promete “ultrapassar os limites do desempenho, da integração do ecossistema e do espaço móvel inteligente” com o sedan elétrico. A Xiaomi desenvolveu cinco principais tecnologias de carros elétricos e, com um investimento significativo em I&D, produziu um veículo que “promete mudar o panorama tecnológico”.
O Xiaomi SU7 é peça-chave na estratégia “Human x Car x Home” agora revelada.
Novos produtos e tecnologias
No âmbito da estratégia Human x Car x Home foram apresentados em Barcelona os recém-lançados Xiaomi 14 Series e Xiaomi Pad 6S Pro 12.4, juntamente com uma variedade de dispositivos AIoT avançados. A Xiaomi também deu a conhecer a sua tecnologia de imagem, incluindo a integração da tecnologia de lentes de última geração da Leica nos smartphones Xiaomi.
Interconectividade global
A Xiaomi está a fazer a transição de “Smartphone x AIoT” para o ecossistema “Human x Car x Home”, integrando dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e automóveis. O Xiaomi HyperOS, um avanço tecnológico de código aberto, foi concebido para promover a colaboração sem obstáculos entre dispositivos e garantir operações consistentes em todas as áreas da plataforma de vida inteligente integrada da Xiaomi.
CyberDog 2: um robô quadrúpede bio inspirado
No MWC, a Xiaomi apresentou ainda um robô quadrúpede de vanguarda bio inspirado: o CyberDog 2. Com um sistema de deteção de fusão e de tomada de decisões que utiliza 19 sensores de visão, tato e audição, este robô foi concebido para reproduzir os movimentos, a aparência e as interações de um cão real, exemplificando o espírito pioneiro da Xiaomi e o seu empenho em ultrapassar os limites da robótica.
A natureza de código aberto da sua tecnologia sustenta um ecossistema preparado para a personalização e para a programação, desbloqueando possibilidades criativas ilimitadas para os programadores. O CyberDog 2 pode ser utilizado para diversas aplicações, como vigilância, entretenimento, assistência e educação.
Smart Factory Phase II: uma fábrica inteligente e inovadora
Para além dos produtos tecnológicos pioneiros, a Xiaomi continua a redefinir a indústria, posicionando a sua fábrica inteligente como pioneira ao nível da inovação. Nestes centros de transformação tecnológica, a agilidade, a eficiência operacional e a precisão surgem como os princípios fundamentais.
O estabelecimento da Smart Factory Phase II no distrito de Changping, em Pequim, sublinha o compromisso da Xiaomi em fornecer qualidade e inovação diretamente ao consumidor. A fábrica inteligente utiliza tecnologias avançadas, como robótica, automação, big data e cloud computing, para otimizar a produção e garantir a satisfação do cliente.
Compromisso com a sustentabilidade ambiental
A Xiaomi não só “está empenhada em fornecer produtos e serviços sustentáveis e de alta qualidade aos utilizadores de todo o mundo, como também coloca a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável no centro da sua estratégia empresarial”.
A Xiaomi comprometeu-se a atingir a neutralidade de carbono até 2040 e demonstrou transparência nos seus esforços ambientais ao lançar o seu primeiro livro branco de ação climática durante a COP28.
Estes marcos significativos alinham-se com o envolvimento ativo da Xiaomi em iniciativas vitais de sustentabilidade, como a iniciativa GE100%, defendendo a adoção generalizada de energias renováveis e um programa robusto de reciclagem de resíduos eletrónicos.
Apoiando a sua missão de operar de forma sustentável, a Xiaomi adotou um modelo de economia circular com o objetivo de reciclar 38.000 toneladas de resíduos eletrónicos de 2022 a 2026. Este esforço conjunto exemplifica a abordagem holística da Xiaomi para colmatar a lacuna entre as soluções de alta tecnologia e a sustentabilidade ambiental, reformulando o papel da indústria tecnológica na promoção de um futuro sustentável.
Outros artigos interessantes: