O serviço Xbox Game Pass da Microsoft alcançou agora 34 milhões de subscritores, um aumento de 36% em relação aos 25 milhões anunciados há mais de dois anos.
Este anúncio surge como parte de uma revelação de que alguns exclusivos da Xbox estão a caminho da PS5 e da Nintendo Switch.
Esta é a primeira vez que a Microsoft revela novos números de subscritores do Xbox Game Pass desde que anunciou a aquisição da Activision Blizzard em janeiro de 2022.
Crescimento lento no Xbox Game Pass para consolas
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, admitiu anteriormente que estava a ver um crescimento lento no Xbox Game Pass para consolas. Segundo ele, o crescimento tem sido incrível no PC, mas nas consolas tem abrandado.
A Microsoft está longe de atingir o seu objetivo ambicioso de 100 milhões de subscritores do Xbox Game Pass até 2030. A empresa visava uma taxa de crescimento de 73% para as assinaturas do Game Pass para um único ano fiscal que terminou em junho de 2022, mas só conseguiu 28%.
O número de 34 milhões reflete o facto de as consolas Xbox Series S / X não estarem a vender tão bem como o hardware da PS5 e de os consumidores não estarem a aderir ao Game Pass para o Xbox Cloud Gaming em dispositivos móveis.
Diablo IV está a chegar
Embora tenha sido mencionado que 34 milhões de subscritores do Xbox Game Pass terão acesso a Diablo IV no próximo mês, o jogo não estará realmente disponível para todos os subscritores do Game Pass.
Diablo IV vai chegar ao Xbox Game Pass a 28 de março, com exceção do catálogo Xbox Game Pass Core”, diz Kari Perez, chefe de comunicações da Xbox, numa declaração ao The Verge.
Objetivo da Microsoft
O objetivo da Microsoft não é converter todos em subscritores do Game Pass, de acordo com Spencer. Ele afirma que talvez 10 a 15% das receitas de conteúdos e serviços da empresa sejam receitas de subscrição.
“O nosso objetivo não é tornar toda a gente num assinante do Game Pass”, afirma Phill Spencer, CEO da Microsoft Gaming numa entrevista ao The Verge. “Já disse muitas vezes que talvez 10 a 15% das nossas receitas de conteúdos e serviços sejam receitas de subscrição. É um bom negócio para nós atualmente, o Game Pass, mas de forma alguma existe um plano que diga ‘Ok, toda a gente tem de se tornar assinante do Game Pass’.”
Esperança de crescimento do Game Pass
A Microsoft continua a ter esperança de fazer crescer o Game Pass, sobretudo nos telemóveis. A empresa está a construir uma loja de jogos móveis Xbox para fazer frente à Apple e à Google, mas as recentes alterações da App Store da Apple não correram como a Microsoft esperava.
“A nova política da Apple é um passo na direção errada”, afirma Sarah Bond, presidente da Xbox.
Há também uma esperança renovada de que possamos ver uma aplicação nativa Xbox Cloud Gaming em iPhones e iPads, graças às alterações de política da Apple. No entanto, não parece que isso vá acontecer para já.
“Não há espaço para rentabilizarmos a Xbox Cloud Gaming no iOS”, sublinha Phill Spencer.
“Penso que as propostas que a Apple apresentou… não vão suficientemente longe para abrir a concorrência na maior plataforma de jogos do mundo. Continuaremos a trabalhar com os reguladores, a Apple e a Google, para criar um espaço para lojas alternativas”, afrimou.
Outros artigos interessantes: