A Google tem vindo a conquistar gradualmente o mercado dos smartphones com o seu Google Pixel, oferecendo uma experiência limpa de Android e câmaras fantásticas. No entanto, e apesar da qualidade inegável destes dispositivos, os números de vendas nunca alcançaram valores expressivos. No ano passado, parece que finalmente houve uma reviravolta.
A empresa de Mountain View conseguiu vender, em 2023, cerca de 10 milhões de Pixels, um marco importante para a marca. Embora não exista uma listagem oficial do número exato de vendas de cada modelo, é de esperar que os Pixel 7 e 7 Pro tenham sido os mais vendidos. O sucesso destes modelos levou a Google a fazer uma encomenda de 8 milhões destes equipamentos ainda antes do seu lançamento.
Uma aposta na Índia
O sucesso do Google Pixel parece estar a motivar a empresa a aumentar a aposta neste smartphone. A Google irá iniciar, em breve, a produção do Pixel em larga escala na Índia, pretendendo aumentar a flexibilidade da cadeia de fornecimento e apostar num mercado com bastante potencial.
Está previsto que a produção inicial do Pixel 8 Pro arranque já no segundo trimestre de 2024, no sul da Índia. Mais tarde, durante o mesmo ano, terá início também a produção do Pixel 8 standard, desta vez no norte do país.
A Google não será a primeira empresa a explorar a capacidade de produção indiana. A Apple já iniciou a produção do iPhone 13 no subcontinente asiático em 2022, abrindo caminho para outras empresas tecnológicas.
Os benefícios para o Google Pixel
Esta mudança pode trazer grandes vantagens para a Google. A produção local de smartphones Pixel na Índia poderá permitir preços mais competitivos para o mercado local, tornando-os mais apelativos. Além disso, a Google conseguirá reduzir a sua dependência de centros produtores únicos, como tem sido o caso da China e do Vietname.
Será que esta estratégia ambiciosa irá dar frutos? Com um mercado tão competitivo, será difícil para o Google Pixel destacar-se dos rivais, mas estas mudanças poderão ser o início de um caminho de sucesso cada vez maior.
Outros artigos interessantes: