A Sony anunciou que as vendas da PS5 estão abaixo das expetativas.
A PlayStation 5 não atingiu o objetivo de vendas inicialmente previsto para o ano fiscal de 2023, que termina a 31 de março. A empresa japonesa reviu as suas projeções, baixando a meta de 25 milhões para 21 milhões de unidades vendidas.
Queda nas vendas e foco na rentabilidade
Apesar de um aumento nas vendas no terceiro trimestre, de 6,3 milhões para 8,2 milhões de unidades, a PS5 ainda ficou aquém das expectativas em cerca de um milhão de unidades. A Sony atribui esta queda à entrada da consola na “última fase do seu ciclo de vida”, com o quarto aniversário a aproximar-se.
A empresa japonesa afirma que, neste momento, o foco estará na rentabilidade e não nas vendas unitárias.
“Esperamos que o ritmo anual de vendas de hardware PS5 comece a cair a partir do próximo ano fiscal”, disse Naomi Matsuoka, vice-presidente sénior da Sony.
PS5 com concorrência acirrada no mercado
A concorrência no mercado de consolas deve aumentar em 2024. A Microsoft prepara-se para lançar novas versões da Xbox Series S e X, com a Nintendo também a planear uma atualização da sua popular Switch. A Sony poderá responder com a PS5 Pro, rumores indicam um lançamento para o final do ano.
Para o próximo ano fiscal, a Sony não prevê o lançamento de “quaisquer novos títulos de franchise importantes existentes”. A empresa focará em manter a rentabilidade da PS5 com jogos já lançados e outras estratégias.
Impacto da revisão na empresa
A revisão das projeções da Sony pode ter um impacto no preço das ações da empresa. No entanto, a longo prazo, o sucesso da PlayStation dependerá da capacidade da Sony em manter a base de utilizadores da PS5 engajada com novos conteúdos e serviços.
A revisão das projeções da Sony para as vendas da PS5 indica que a consola está a entrar na fase final do seu ciclo de vida. A empresa japonesa terá que se reinventar para manter o sucesso da PlayStation nos próximos anos.
Outros artigos interessantes: