A Samsung é conhecida por apresentar conceitos de smartphones únicos, e no Mobile World Congress (MWC) 2024 não foi exceção. A tecnológica sul-coreana mostrou um smartphone dobrável que se transforma num smartwatch de pulso quando necessário. Além disso, a Samsung Display também apresentou pequenos ecrãs OLED circulares de vários formatos que podem ser integrados em acessórios e dispositivos.
Este não é o primeiro smartphone dobrável que vemos a ser apresentado, mas este novo conceito da Samsung destaca-se por ter uma utilidade muito mais versátil. Vamos então perceber o que torna este novo smartphone/smartwatch tão especial.
Samsung Cling Band: um conceito inovador
Este smartphone dobrável inovador chama-se Samsung Cling Band, e tem um ecrã OLED flexível que permite ao utilizador transformar o smartphone num smartwatch. Quando em modo smartphone, este dispositivo parece-se com qualquer outro aparelho do género, com uma forma fina, um ecrã quase sem margens, uma câmara na sua traseira e um altifalante na base.
Inclui também uma entrada USB Tipo-C. Este conceito utiliza uma estrutura especial em forma de ranhura que serve de suporte ao ecrã flexível do dispositivo quando é dobrado.
Quando dobrado, o Samsung Cling Band ganha uma forma cónica. No lado traseiro vem equipado com uma câmara e um sensor de ritmo cardíaco. Isto significa que, quando o utilizador veste o dispositivo no pulso, ele pode monitorizar o ritmo cardíaco e outros indicadores de saúde.
Contudo, como se trata apenas de um conceito, existem ainda alguns pormenores para trabalhar, tais como o facto de, quando usado como smartphone, o dispositivo não conseguir monitorizar a saúde do utilizador, o que não o torna muito eficiente. Além disso, também não seria muito confortável utilizar o dispositivo enquanto dormimos.
Várias utilidades para os pequenos ecrãs OLED circulares
Para além do conceito Cling Band, a Samsung Display também exibiu outros conceitos igualmente inovadores, incluindo pequenos ecrãs circulares que podem ser integrados em vários acessórios, como auriculares sem fios e estojos de carregamento para auriculares.
Esta última ideia, que consiste em exibir determinados dados num pequeno ecrã circular integrado no estojo dos auriculares, já tinha sido exibida previamente pela Samsung. Este sistema permite ao utilizador consultar a percentagem da bateria, a música em reprodução, o equalizador, o modo de som, entre outras informações, sem ser necessário tirar o smartphone do bolso.
Nem todas as ideias expostas pela Samsung são inovadoras. Aliás, já a Motorola tinha apresentando um conceito idêntico ao Samsung Cling Band, só que este parecia estar mais polido, segundo o website CNET.
Outros artigos interessantes: