A Revolut anunciou hoje o lançamento de sistema antifraude que utiliza inteligência artificial (IA) para proteger os seus clientes de fraudes com cartões.
Tecnologia inovadora para combater crimes financeiros
Criada internamente pela equipa de prevenção e crime financeiro da Revolut, banco digital com mais de 40 milhões de clientes em todo o mundo, a nova funcionalidade utiliza uma sofisticada aprendizagem automática para identificar operações de risco e bloquear pagamentos fraudulentos antes que o dinheiro seja enviado
O sistema antifraude da Revolut consegue determinar se existe uma grande probabilidade de o cliente estar a ser vítima de uma burla e, nesse caso, intervir para proteger o dinheiro do cliente, bloqueando a transação
Durante esta fase, o cliente tem de fornecer algumas informações adicionais sobre a operação que tentou realizar, com o objetivo de verificar se está a ser orientado por alguém, ou se está a seguir as diretrizes de um burlão.
Além disso, o banco digital afirma que “são exibidas histórias educativas específicas sobre fraudes, para que os clientes reflitam bem antes de efetuarem o pagamento”.
A Revolut também pode redirecionar o cliente para uma conversa com um agente especialista em fraudes da Revolut, que lhe fará mais perguntas para determinar se poderá estar a ser vítima de uma burla.
Sistema antifraude levou a redução de burlas
Desde o lançamento do sistema antifraude, a Revolut observou uma redução de 30% nas perdas por fraude resultantes de fraudes com cartões.
David Eborne, Head of Fraud na Revolut, afirma: “estamos muito entusiasmados com o lançamento da nossa nova funcionalidade que deteta fraudes através de IA ao implementar uma tecnologia avançada para interromper burlões que se tentem aproveitar das pessoas. Passámos meses a inovar e a testar o produto para garantir que os clientes podem continuar a gastar e a enviar o seu dinheiro em segurança”.
O responsável continua, afirmando que, “por exemplo, um número crescente de bancos está a restringir cada vez mais, ou a limitar fortemente, a capacidade de efetuar pagamentos com cartão em sites de criptomoedas e de investimento. Com esta funcionalidade avançada, em vez de bloquearmos completamente essas operações, garantimos que os clientes que pretendem efetuar pagamentos legítimos continuem a fazê-lo, mas também intervimos para proteger aqueles que estão a ser orientados por criminosos para efetuarem pagamentos fraudulentos. Estamos a dar aos nossos clientes liberdade e segurança ao mesmo tempo”.
Dados globais sobre fraudes
Em 2023, de acordo com dados globais da Revolut, 59% de todo o dinheiro perdido em esquemas APP (Authorised Push Payment) foi proveniente de golpes de investimento, apesar de estes representarem apenas 14% do número total de casos.
As fraudes de compras foram o tipo mais comum de fraude APP, representando 62% dos casos globais de fraude no mesmo período, mas menos de 9% do valor global perdido.
A nova funcionalidade de deteção de fraudes através de IA está disponível na app Revolut para todos os clientes em todo o mundo.
Outros artigos interessantes: