A Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) colaboram pelo décimo ano consecutivo no âmbito do Dia da Internet Mais Segura, a ser comemorado no dia 7 de fevereiro de 2024.
A iniciativa visa sensibilizar para os riscos associados ao mundo digital e promover uma utilização segura da internet.
Celebração do Dia da Internet Mais Segura
A comemoração ocorrerá nas salas dos cinemas NOS do CascaiShopping, às 09:30 do dia 7 de fevereiro, reunindo aproximadamente 400 crianças e 100 seniores. A sessão contará com a presença de Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, Coronel Gonçalo Nuno Silva Goncalves de Carvalho da GNR, entre outros dignitários e representantes de instituições públicas.
O propósito deste evento é alcançar o maior número possível de alunos e escolas através do Programa “Escola Segura” da GNR, abrangendo 618 057 alunos em 4 201 escolas em Portugal. Militares da GNR e voluntários da Microsoft Portugal conduzirão sessões gratuitas de sensibilização, abordando temas como cidadania digital, inteligência artificial, desinformação, cyberbullying, privacidade e segurança dos dados, e dependência da internet.
Desde o início desta iniciativa em 2014, foram envolvidos 372 274 alunos, 34 553 professores e encarregados de educação, realizadas 4 232 sessões de sensibilização e envolvidas 1 973 escolas em todo o país, com o apoio de 4 893 voluntários da Microsoft e GNR.
Resultados do Estudo Anual de Segurança Online
O Online Safety Survey 2024 da Microsoft revela que 67% dos inquiridos enfrentaram pelo menos um risco online no último ano, com os adolescentes reportando comportamentos aditivos e uma crescente desconfiança na utilização da internet. A preocupação com a utilização de inteligência artificial e os riscos de fraude, burlas e deepfakes é significativa.
Notas finais
Esta parceria entre a Microsoft Portugal e a GNR evidencia o compromisso de ambas as entidades em fomentar uma utilização responsável e segura da internet, contribuindo para uma sociedade digital mais informada e protegida.
As escolas do ensino básico e secundário que estejam interessadas em agendar a sua sessão de Internet Segura 2024, poderão enviar um e-mail para [email protected] e partilhar a disponibilidade de horário e respetivo ciclo de ensino.
Outros artigos interessantes: