O Google Pixel Fold, embora seja um marco na inovação dos dispositivos dobráveis, tem enfrentado críticas por não explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pelos seus dois ecrãs. Agora, surge uma luz ao fundo do túnel que pode colocar o Pixel Fold em linha com os melhores telefones dobráveis do mercado, graças a uma funcionalidade inspirada na OnePlus.
“Swipe Up to Continue”: uma nova esperança
O Android Police revelou evidências de que o Google poderá implementar um recurso denominado “swipe up to continue” numa futura versão do Android. Este recurso permitirá aos utilizadores do Pixel Fold dobrar o telefone e deslizar para cima no ecrã frontal para continuar a utilizar a aplicação que estavam a usar no ecrã dobrável.
Segundo trechos encontrados na beta do Android 14 QPR 3, “Dobre o seu telefone e deslize para cima no ecrã frontal para continuar a usar a aplicação, ou aguarde alguns segundos para o ecrã bloquear.”
Esta funcionalidade é idêntica à encontrada nos dispositivos OnePlus Open e OPPO Find N3, onde é possível fechar o telefone e deslizar para cima no ecrã de capa para manter a aplicação aberta no ecrã dobrável em uso.
Uma adição necessária ao Pixel Fold
Esta seria uma adição bastante útil para a linha Pixel Fold, visto que, atualmente, o Google não permite continuar a usar uma aplicação no ecrã de capa que estava aberta no ecrã dobrável. Anteriormente, o Android Police já havia reportado que o Google trabalhava numa funcionalidade de continuidade similar no Android 14 QPR1.
Este recurso permitiria aos utilizadores configurar se o telefone deveria sempre continuar a usar uma aplicação no ecrã de capa, permitir apenas que jogos e vídeos continuassem no ecrã de capa ou nunca deixar aplicações continuarem a funcionar no ecrã de capa. No entanto, a empresa teria abandonado esta funcionalidade em lançamentos subsequentes.
Espera-se que o fabricante do Pixel não pare por aqui. Atualmente, o Google não oferece personalização por ecrã, ao contrário da Samsung, forçando os utilizadores a terem o mesmo layout de ecrã inicial em ambos os ecrãs. Seria, portanto, interessante se a empresa adotasse uma abordagem semelhante à da Samsung neste aspeto.
A implementação desta funcionalidade não só colocaria o Google Pixel Fold a par com os seus concorrentes no que diz respeito à usabilidade e inovação mas também abriria novos caminhos para a personalização e melhoria da experiência do utilizador em dispositivos dobráveis. A expectativa é que o Google continue a explorar e a expandir as funcionalidades exclusivas do Pixel Fold, aproveitando ao máximo o seu design inovador e as capacidades únicas do Android.
Com o avanço tecnológico e a crescente popularidade dos telefones dobráveis, funcionalidades como o “swipe up to continue” são passos essenciais para tornar estes dispositivos mais intuitivos e adaptáveis às necessidades dos utilizadores. Resta aguardar pelo anúncio oficial e pelas futuras atualizações do Android para ver como o Google Pixel Fold evoluirá nesta emocionante jornada tecnológica.
Outros artigos interessantes: