No recente evento “Champions on the Track” da Ducati Corse, em Madonna di Campiglio, Itália, a Lenovo destacou as inovações tecnológicas que apoiarão a Ducati Lenovo Team na temporada de MotoGP 2024.
Estamos entusiasmados por dar início a um novo Campeonato de MotoGP com a Ducati Corse, tirando partido de uma temporada de 2023 bem-sucedida que apresentou avanços tanto na tecnologia como no desempenho em pista, culminando com Francesco Bagnaia a garantir o Campeonato do Mundo de Pilotos de MotoGP pelo segundo ano consecutivo. Sem dúvida, a batalha será dura e estamos entusiasmados por continuar a trabalhar com a equipa, utilizando a nossa tecnologia e serviços inovadores para elevar a fasquia do alto desempenho. O objetivo não é apenas lutar pelo título, mas também tornar os avanços técnicos desenvolvidos para a pista acessíveis a todos, por exemplo, no portfólio de motos de rua da Ducati.
Luca Rossi, Presidente do Intelligent Devices Group da Lenovo.
Parceria estratégica entre a Lenovo e a Ducati Corse
Desde 2018, a Lenovo tem sido parceira tecnológica da Ducati Corse, fornecendo soluções avançadas para análise de dados, simulações e tomadas de decisão estratégicas rápidas. A temporada de 2024 verá a implementação da infraestrutura hiperconvergente ThinkAgile da Lenovo na garagem da equipe, melhorando a análise de dados com servidores edge ThinkSystem SE350.
Campeonato do Mundo de MotoGP de 2024: Inovação na análise de dados
Durante cada fim de semana de corrida, são recolhidos 100 GB de dados dos sensores das Ducati Desmosedici. A nova infraestrutura da Lenovo permitirá análises rápidas e precisas, apoiando a tomada de decisões críticas. Além disso, a Ducati Corse utilizará a Ducati Lenovo Remote Garage para análises em tempo real e colaboração remota.
A tecnologia de computação de alto desempenho (HPC) da Lenovo alimentará simulações de aerodinâmica e dinâmica de fluidos, cruciais para o desenvolvimento e desempenho das motos. Além disso, um acordo de Cloud Solution Provider com a Lenovo oferecerá flexibilidade e recursos adicionais através de serviços de cloud pública.
A tecnologia Lenovo é utilizada em todas as facetas da organização, desde a sede até à pista. As estações de trabalho móveis ThinkPad P1 acompanham os engenheiros até momentos antes da corrida, garantindo configurações finais precisas.
Durante o Campeonato do Mundo de MotoGP de 2024 , a equipe introduzirá uma solução inovadora para levantamentos de pista, utilizando a estação de trabalho ThinkStation P360 Ultra da Lenovo. Um robot autónomo recolherá dados detalhados do circuito, permitindo análises ainda mais precisas.
Há um grande entusiasmo pelo início da temporada de 2024 do MotoGP. Estamos ansiosos para testarmo-nos novamente, depois de um ano excecional. Ao nosso lado está mais uma vez a Lenovo, um player chave que, além de ser o Title Partner oficial da equipa, é um parceiro tecnológico essencial com quem fizemos progressos significativos, alcançando resultados importantes no caminho certo. A Ducati e a Lenovo partilham filosofias semelhantes que nos levam a aspirar sempre mais alto e a estabelecer constantemente objetivos novos e ambiciosos. Há anos que trabalhamos juntos para vencer dentro e fora das pistas, e continuaremos a fazê-lo com a mesma determinação, graças também às novas oportunidades oferecidas pelas tecnologias AR e VR. Está tudo pronto para acelerar os motores no dia 10 de março no Qatar e celebrarmos juntos, novamente, com todos os Ducatisti #ForzaDucati!
Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding
Esta colaboração entre a Ducati Corse e a Lenovo destaca o compromisso contínuo com a inovação e a excelência, visando não apenas o sucesso na pista, mas também o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem os entusiastas da Ducati em todo o mundo.
Outros artigos interessantes: