A Microsoft está a apostar forte no Copilot Pro, ampliando a sua presença por todo o ecossistema da empresa, para torná-lo uma ferramenta essencial e lucrativa para os utilizadores. Esta expansão inclui a integração do Copilot Pro em várias aplicações e a preparação para a inclusão de anúncios no menu de configurações do Windows, promovendo a subscrição.
Com a potencial centralidade do Copilot no Windows 12, espera-se que ofereça funcionalidades avançadas, tornando-se um serviço de subscrição chave para os utilizadores da Microsoft.
Para quem já conhece o Copilot Pro, a ideia de ter um assistente de IA a realizar tarefas pode não ser nova. No entanto, a Microsoft não facilita a ignorância deste serviço. Com o Copilot posicionado como uma das estrelas mais brilhantes da empresa na corrida pela inteligência artificial, e com pessoas a pagarem alegremente por modelos de IA premium através de uma taxa mensal, a Microsoft vê o Copilot Pro como uma mina de ouro. Assim, é esperado que evitar o Copilot Pro se torne cada vez mais difícil no futuro.
A expansão imparável do Copilot
Atualmente, a Microsoft está a implementar o Copilot em todas as suas aplicações. Pode ser encontrado no desktop Windows, no Microsoft Edge e, se subscreveres o Copilot Pro, também no Microsoft Office. No futuro, a Microsoft planeia adicionar o Copilot ao OneDrive, permitindo-lhe analisar automaticamente o conteúdo dos teus ficheiros e utilizá-los para te ajudar nas tuas consultas.
A subscrição atual do Copilot Pro não revoluciona a forma como usas as aplicações, mas ainda estamos nos primeiros dias das capacidades do Copilot. À medida que estas funcionalidades se tornarem mais avançadas, quem utilizar as funcionalidades avançadas do Copilot terá uma vantagem produtiva sobre quem não as utiliza, tornando difícil ignorar o Copilot Pro.
Publicidade nas configurações do Windows
Para já, é fácil ignorar o Copilot. Mas, se não és fã das aplicações da Microsoft, não precisas de subscrever o Copilot Pro para utilizar as suas funcionalidades. Contudo, a Microsoft vai tornar mais difícil ignorares o Copilot Pro. Como reportado, a empresa está a implementar anúncios para o Copilot Pro dentro da aplicação de Configurações, permitindo-te também gerir as definições de faturação do Copilot Pro diretamente no sistema operativo.
Com o Copilot Pro a ganhar a mesma visibilidade que os serviços PC Game Pass e Microsoft 365 da Microsoft, é provável que a empresa queira fazer do Copilot Pro um pilar integral na vida das pessoas, tal como o PC Game Pass é para muitos jogadores e o Microsoft 365 para muitos profissionais.
Windows 12 e o futuro do Copilot
Há uma grande possibilidade de o Windows 12 focar ainda mais no Copilot. Ainda não sabemos muito sobre o sistema operativo, mas sabemos que terá um grande enfoque na IA. E é quase certo que a Microsoft fará do Copilot a funcionalidade principal do Windows 12.
Se o Copilot se tornar o centro das atenções no Windows 12, é provável que o Copilot Pro desbloqueie funcionalidades extras para o sistema operativo, talvez permitindo uma melhor organização e pesquisa de ficheiros ou permitindo realizar determinados comandos no PC.
Embora possa parecer exagerado, a ideia de a Microsoft querer uma subscrição premium abrangente para os seus serviços, incluindo o Windows, não é descabida. A empresa já tentou adicionar publicidade ao Windows no passado para aumentar as receitas, por isso, incentivar as pessoas a pagar por funcionalidades avançadas do sistema operativo por 30€ por mês seria, sem dúvida, o cenário ideal para eles.
Atualmente, o Copilot Pro é suficientemente discreto para ser ignorado. No entanto, à medida que novas funcionalidades forem sendo desbloqueadas dentro das aplicações da Microsoft, aparecerem como anúncios no menu de Configurações e, potencialmente, se tornarem a estrela principal do Windows 12, ignorar o Copilot Pro será cada vez mais difícil.
Outros artigos interessantes: