Chamadas de stablecoins, as criptomoedas estáveis permitem um acesso mais democrático a esse mercado
Um dos grandes medos de quem busca começar a investir no mundo das criptomoedas está na volatilidade do mercado. Muitas vezes, sem o conhecimento necessário, o investidor acaba fazendo alguns movimentos errados e perdendo a possibilidade de investir corretamente, dentro das suas características. Por isso, as criptomoedas estáveis — ou stablecoins — são uma ótima opção, com possíveis preço estável e flexível, elas possibilitam que diferentes tipos de investidores tenham acesso a formas mais próximas da realidade daquela determinada pessoa.
Pode parecer um mercado restrito vendo dessa forma, mas a realidade é bem diferente. Existem diversas criptomoedas estáveis, como a USDT coin, a USDC, BUSD e tantas outras, que possuem enorme relevância no mercado financeiro e são excelentes alternativas para quem deseja entender melhor como funciona uma stablecoin.
O que são criptomoedas estáveis?
As criptomoedas estáveis, ou stablecoins, foram criadas com o intuito de evitar a alta volatilidade do mercado das criptos e para unir os benefícios das moedas digitais e a vantagem de terem o preço estável, sendo uma opção mais vantajosa e confiável para qualquer tipo de operação financeira.
Essa flutuação baixa no preço das criptomoedas estáveis acontece porque elas são conduzidas por ativos que existem no mundo real, como o petróleo, o ouro, o euro, o dólar e tantas outras moedas reais, não sendo algo único e exclusivo do mundo digital.
Para te ajudar a compreender e conhecer melhor as principais criptomoedas estáveis do mercado, preparamos uma lista com algumas delas.
USDC
A principal criptomoeda estável do mundo é a USDT coin, chamada também de Tether. Ela é tão importante no mercado financeiro por estar ligada a uma das mais valiosas moedas do mundo: o dólar.
Apesar da maioria das stablecoins terem ligação com o dólar americano, o Tether foi uma das primeiras a serem criadas e, hoje, mais de 94% de todo o volume de stablecoins negociado no mundo acontece por meio do Tether. Isso se deve também à facilidade dela ser convertida para Bitcoin, Etherium e outras criptomoedas com diferentes características de mercado.
USDC Coin
Similar à USDT, a USDC Coin também está atrelada ao dólar americano. O investidor pode adquirir quanto quiser dessa criptomoeda estável, desde que haja um depósito paralelo em dólares americanos, já que o valor de uma USDC equivale a 1 dólar. Entretanto, a retirada de fundos do contrato inteligente ocasiona a queima dos USDC correspondentes.
Outro ponto interessante é que essa a USDC está no ecossistema do Etherium, e isso permite a ela mais versatilidade e agilidade para realizar as transações desejadas.
e-RMB
A e-RMB, também chamada de yuan eletrônico, é a moeda digital do governo chinês, que está atrelada ao yuan. Ela foi criada para impulsionar as transações financeiras digitais no país e também para proporcionar a internacionalização do yuan no mercado mundial de commodities.
BRZ
Como a própria sigla entrega, a BRZ é a maior moeda digital atrelada ao real. Ela teve um grande salto no mercado em 2021, quando realizou a compra do Crypto BRL e passou a ser reconhecida internacionalmente, tendo, hoje, uma capitalização de mercado de quase 1 bilhão de reais.
Um dos grandes diferenciais dessa stablecoin é justamente o fato de ser mais acessível aos brasileiros, que a usam como a forma mais barata de acesso ao mercado das criptomoedas internacionais.
UST
A TerraUSD ou apenas UST, também é mais uma da lista que está atrelada ao dólar americano. Entretanto, ela possui um diferencial interessante para os investidores: estabilidade garantida integralmente a partir dos algoritmos associados à criptomoeda LUNA, não sendo necessários depósitos fiduciários em USD. Logo, é uma opção bem interessante de stablecoin.
BUSD
A USD, ou Binance USD, possui capitalização no mercado de mais de 17 bilhões de dólares e também está atrelada ao dólar americano. Ela é uma das poucas stablecoins que seguem os padrões de regulamentação NYDFS e que possuem auditorias mensais. Além disso, o investidor pode operá-la dentro e fora do ecossistema da Binance Smart Chain.
É importante estar atento ao tipo de criptomoeda estável que você deseja investir e buscar alguma que esteja atrelada ao seu objetivo. Por não entrarem na volatilidade de mercado, elas são vistas como boas opções para quem deseja começar a investir no mundo das criptomoedas.
Outros artigos interessantes: