O Building The Future, o principal evento português de transformação digital, organizado pela imatch com o patrocínio principal da Microsoft, decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro, em formato híbrido, com acesso online gratuito
O evento contou com a participação de mais de 11 mil pessoas, que assistiram a mais de 45 mil visualizações de sessões, com 64 oradores em 41 sessões. O evento teve ainda o apoio de 37 patrocinadores e 28 parceiros, e gerou mais de 1.700 conexões na plataforma e app, que resultaram em mais de 700 reuniões. Uma equipa de mais de 220 pessoas esteve envolvida na organização do evento.
A força propulsora da Inteligência Artificial
O tema central do evento foi “Superpowers: The Digital Human ®evolution”, que se dividiu em quatro pilares: Human Super Powers, Societal Impact, Intelligent Organizations e Organizational Transformation. O objetivo foi abordar o papel da Inteligência Artificial (IA) na mudança da sociedade e das organizações, e as oportunidades e desafios que esta tecnologia traz.
Andrés Ortolá, diretor-geral da Microsoft Portugal, afirmou que a Microsoft acredita que a IA é a força propulsora da mudança, e que a empresa está comprometida em investir e desenvolver soluções inovadoras e responsáveis em IA para capacitar as organizações e os indivíduos. Ortolá destacou ainda que eventos como o Building The Future contribuem ativamente para a democratização do acesso à informação e à tecnologia, duas vertentes que transformarão a economia do futuro.
“A Microsoft acredita que a Inteligência Artificial é a força propulsora da mudança. Estamos comprometidos em investir e desenvolver soluções inovadoras e responsáveis em Inteligência Artificial para capacitar as organizações e os indivíduos. Eventos como este à escala nacional, mas com alcance internacional, contribuem ativamente para a democratização do acesso à informação e à tecnologia, duas vertentes que transformarão a economia do futuro”
Andrés Ortolá, diretor-geral da Microsoft Portugal
Building the Future com painel eclético
No segundo dia do evento, destacaram-se as intervenções de Joacim Damgard, Presidente da Microsoft para a região da Europa Ocidental, e de Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Arbitragem da FIFA. Damgard falou sobre a importância de garantir que a IA não é apenas uma promessa, mas uma realidade, e que a Microsoft está a construir o computador de IA do mundo, investindo milhares de milhões em infraestrutura para permitir a transformação da IA em todo o mundo. Collina fez uma apresentação muito dinâmica e impactante sobre a nova era da arbitragem, mostrando como a tecnologia pode ajudar os árbitros a tomar decisões mais justas e precisas.
Masterclasses e palestras
Outro ponto alto do evento Building the Future, que decorreu no Convento do Beato, foi o palco Startup World powered by Galp Upcoming Energies, que contou com painéis de estratégia, masterclasses e palestras, na companhia de especialistas apaixonados pela inovação e com vasta experiência na área.
O objetivo foi promover a partilha de conhecimento e a troca de experiências, na primeira pessoa, entre o ecossistema e o empreendedorismo. O Startup World foi um espaço de networking entre empreendedores, investidores, executivos, universidades, incubadoras e aceleradoras.
O Building The Future foi um evento de referência para todos os que querem estar na vanguarda da transformação digital, e que contou com a presença de oradores nacionais e internacionais, que partilharam as suas visões e experiências sobre o impacto da IA na sociedade e nas organizações.
Outros artigos interessantes: