Nos últimos anos, a percentagem de utilizadores Android que migram para o iPhone tem-se mantido estável, entre 11% e 15%.
Um estudo recente da CIRP (Consumer Intelligence Research Partners LLC) revela que estes novos utilizadores do iPhone são maioritariamente homens e com rendimentos mais baixos do que os atuais utilizadores da Apple. Curiosamente, a maioria opta por modelos mais antigos e menos potentes, de forma a poupar dinheiro.
Modelos populares entre os novos adeptos do iPhone
Segundo o estudo da CIRP, entre os utilizadores Android que migraram para o iPhone nos últimos 12 meses, 29% optaram por modelos mais antigos como o iPhone SE 3, iPhone 12 e iPhone 13/iPhone 13 mini.
Curiosamente, apenas 21% dos atuais utilizadores de iPhone que atualizaram o seu dispositivo escolheram um destes modelos.
Já em relação à série iPhone 14, 51% dos novos utilizadores Android optaram por um destes modelos, enquanto que 56% dos utilizadores que atualizaram o seu iPhone escolheram um iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro ou iPhone 14 Pro Max.
Porquê a preferência por modelos mais antigos?
A CIRP sugere que a principal razão para esta preferência por modelos mais antigos é o preço. Muitos dos novos utilizadores do iPhone migram de smartphones Android mais baratos e os modelos mais antigos da Apple encaixam melhor no seu orçamento.
Experiência iOS e funcionalidades básicas como principal atrativo
Outro fator importante é que, para muitos dos novos utilizadores do iPhone, a experiência iOS e funcionalidades básicas como o iMessage, FaceTime e a integração com os AirPods são suficientes para justificar a mudança.
A necessidade de ter o modelo mais recente com todas as funcionalidades topo de gama não é uma prioridade para este grupo de utilizadores.
Ainda é cedo para prever se esta tendência se irá manter no futuro. No entanto, é possível que a Apple continue a oferecer modelos mais antigos a preços mais acessíveis para atrair novos utilizadores Android.
Modelos Pro e Pro Max continuam a ser a escolha dos utilizadores mais exigentes
Apesar da popularidade dos modelos mais antigos entre os novos utilizadores, os modelos Pro e Pro Max continuam a ser a escolha dos utilizadores que pretendem o melhor desempenho e as funcionalidades mais avançadas.
A migração de Android para iPhone é um fenómeno interessante que revela diferentes perfis de utilizadores. Os novos adeptos do iPhone são atraídos pela experiência iOS e funcionalidades básicas, enquanto que os utilizadores mais exigentes continuam a optar pelos modelos Pro e Pro Max.
Outros artigos interessantes: