A Google abriu oficialmente as portas ao Android 15! Esta Developer Preview tem o nome de código “VanillaIceCream” e, embora por enquanto esteja direcionada a programadores, oferece insights do que esperar na próxima versão principal do sistema operativo móvel.
O foco neste lançamento inicial centra-se sobretudo na privacidade e segurança. Existem novas alterações e funcionalidades para reforçar ainda mais o controlo do utilizador sobre as suas informações pessoais:
- Privacidade melhorada: novas APIs como o FileIntegrityManager tornam mais difícil a alteração ou corrupção de ficheiros no teu smartphone.
- Saúde partilhada: o Android 15 integra-se com a plataforma Health Connect, permitindo-te partilhar dados de saúde e fitness recolhidos pelas tuas apps com outras aplicações compatíveis.
- Ecrã controlado: agora é possível partilhar conteúdo ou gravar apenas uma aplicação. Esta função assemelha-se ao que encontramos no Google Meet ou Microsoft Teams.
- Câmaras aprimoradas: há mais opções para controlares de flash e brilho em baixa luminosidade, perfeitas para fotografias noturnas.
- Música versátil: novidades no suporte MIDI oferecem melhor comunicação entre aplicações de composição e sintetizadores, com ferramentas mais avançadas para músicos.
Além disso, a Google atualizou mais uma vez a representação visual do Android — nota-se agora a forma triangular, borda verde, e tema com inspiração espacial!
Quando chega, e para quais smartphones?
A maioria destas alterações ainda é bastante técnica. Versões com mais novidades de interesse geral devem chegar nos próximos meses. Eis o calendário esperado da Google:
- Abril 2024: Primeira versão Beta (mais estável, e talvez aberta a outros modelos para além dos Pixel);
- Agosto/Setembro 2024 Lançamento final do Android 15.
Por agora, estas Developers Previews do Android 15 só estão disponíveis para os seguintes modelos Google Pixel:
- Pixel 8 Pro
- Pixel 8
- Pixel Fold
- Pixel Tablet
- Pixel 7 Pro
- Pixel 7
- Pixel 7a
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6
- Pixel 6a
As instruções para instalar via Android Flash Tool encontram-se na fonte original indicada. Importante: como são versões provisórias, podem existir bugs e é boa ideia fazer cópia dos teus dados de antemão.
Outros artigos interessantes: