A Amazon está a preparar-se para encerrar a aplicação de vídeo gratuita com publicidade, a Freevee. A informação foi avançada por uma fonte próxima da empresa tecnológica ao AdWeek, que acredita que o encerramento poderá acontecer já em abril. Esta decisão surge após a introdução de publicidade no Amazon Prime Video.
Fundada em 2022, a Freevee veio substituir a iMDB TV, oferecendo um catálogo alargado de conteúdos originais e gratuitos a troco de anúncios publicitários. Mas a estratégia da Amazon para os seus serviços de streaming parece estar a sofrer mudanças radicais. Ao contrário da Freevee, o Amazon Prime Video exige uma subscrição – que recentemente viu os valores subirem para incluir a opção sem anúncios.
Amazon Prime Video poderá ter três planos
Ainda de acordo com a fonte do AdWeek, a Amazon estará a ponderar a mudança da estratégia de subscrição no Prime Video. A empresa poderá estar a planear disponibilizar três opções:
- Um plano inteiramente gratuito e sustentado por anúncios, ao estilo da atual Freevee
- Uma subscrição com anúncios
- Uma opção premium sem anúncios, mediante um custo adicional
Para já, a decisão final ainda não foi tomada. A Amazon encontra-se a analisar os dados dos primeiros 30 dias após a introdução dos anúncios no Prime Video, procurando averiguar se existe um risco de fuga de clientes ou se, pelo contrário, muitos estão dispostos a pagar a taxa adicional para ficarem livres da publicidade.
A possível reformulação do Prime Video e o fim da Freevee são as mais recentes novidades numa série de mudanças estratégicas na Amazon. Estas decisões poderão estar relacionadas com as intenções da empresa em cortar custos nos seus serviços de streaming.
Outros artigos interessantes: