A Airbus, gigante da indústria aeroespacial, e a TotalEnergies, líder no setor de energia, anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de avançar na utilização de combustíveis sustentáveis na aviação (SAF).
Esta colaboração alinha-se com a meta de atingir emissões zero na aviação até 2050, focando-se na diminuição do impacto ambiental do setor.
Redução significativa das emissões de CO2, através da utilização de combustíveis sustentáveis
Através do uso de SAF fornecido pela TotalEnergies, espera-se alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do combustível, comparativamente aos combustíveis fósseis tradicionais. Esta parceria engloba duas principais diretrizes:
- A TotalEnergies compromete-se a abastecer a Airbus com mais de metade das suas necessidades de combustíveis sustentáveis na Europa.
- Um programa de pesquisa e inovação para desenvolver combustíveis 100% sustentáveis que sejam compatíveis com as aeronaves atuais e futuras, analisando também o impacto destes combustíveis na redução das emissões de CO2 e outros efeitos ambientais adversos.
Compromisso com a sustentabilidade na aviação
Ambas as empresas reiteram seu compromisso com a promoção da tecnologia SAF e com o fortalecimento de sua colaboração para a descarbonização da aviação. A TotalEnergies tem fornecido SAF para a Airbus desde 2016 e apoiou a realização de voos pioneiros utilizando SAF, incluindo o primeiro voo de longa distância de um A350, o primeiro voo de um helicóptero H225 com 100% de SAF, e o primeiro voo do A321neo também abastecido inteiramente com SAF.
Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies, destacou a importância dos combustíveis sustentáveis para a estratégia de transição energética da empresa e a meta de produzir 1,5 milhões de toneladas anuais de SAF até 2030. Por sua vez, Guillaume Faury, CEO da Airbus, enfatizou a necessidade urgente de expandir o uso de SAF para alcançar as metas de redução de emissões de carbono até 2030, evidenciando a colaboração entre fabricantes aeroespaciais e fornecedores de energia para superar este desafio.
Esta parceria estratégica entre Airbus e TotalEnergies marca um passo significativo na direção de um futuro mais sustentável para a aviação, demonstrando o compromisso do setor em reduzir sua pegada de carbono e contribuir para a sustentabilidade ambiental global.
Outros artigos interessantes: