Polos tecnológicos importantes, esses destinos são perfeitos para aqueles que desejam conhecer mais sobre iniciativas inovadoras e modernas
Viajar e conhecer novos lugares é um dos maiores prazeres da vida. Existem destinos para todos os gostos, inclusive para os amantes de tecnologia. Algumas cidades e regiões ao redor do mundo foram palco de inovações importantes e continuam se destacando com o seu foco e investimento em soluções modernas para a sociedade. Confira, a seguir, uma lista com os principais lugares ao redor do mundo para se apaixonar pela tecnologia.
Vale do Silício, a região da tecnologia
O Vale do Silício, na Califórnia, é um dos lugares mais conhecidos do mundo no que diz respeito à tecnologia. Essa região tornou-se um dos principais polos de tecnologia do mundo, onde diversas empresas do ramo iniciaram suas operações ou decidiram se instalar. Apple, Facebook, Intel e Google são alguns dos exemplos de empresas que têm suas principais atividades desenvolvidas na região.
O nome que foi dado à região faz referência ao elemento da tabela periódica “silício”, que é um dos componentes mais utilizados para a confecção de circuitos elétricos, principalmente na área da computação. É nessa região que foram inventados os microprocessadores e os circuitos integrados que fazem parte de muitos eletroeletrônicos.
Além das empresas, a Universidade de Stanford também se encontra no local. Uma das instituições de ensino e pesquisa mais renomadas de todo o mundo, pode ser creditada também como grande contribuidora da popularidade do Vale do Silício, investindo em programas de tecnologia e produção acadêmica voltados para a área.
Tóquio, Japão
O Japão é um dos países mais ricos do mundo e muito conhecido por seus investimentos em tecnologia. A capital Tóquio é um importante centro tecnológico e se destaca como destino turístico, recebendo milhões de visitantes todos os anos.
A cultura japonesa é muito ligada à tecnologia, e a cidade possui uma infraestrutura impressionante, com arquitetura futurista e uma integração com a tecnologia muito avançada, sendo muitas vezes referenciada como uma das maiores cidades inteligentes do globo.
A tecnologia nipônica se destaca em diversos setores, como a indústria automotiva, robótica, aparelhos eletrônicos, fotografia e videogames. Empresas japonesas como Toyota, Sony, Nintendo e Canon se destacam nesses setores.
Instituições de prestígio localizadas na cidade se destacam na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e inteligência artificial.
Berlim, Alemanha
A Alemanha sempre foi um país com investimento em tecnologia e ciência, com um vasto legado de inventores em diversas áreas. A capital Berlim é uma metrópole importante no coração da Europa, com um grande investimento na área de tecnologia, tornando-se um polo com contribuição bastante relevante.
A empresa Siemens, com sede na cidade, é o maior conglomerado industrial da Europa, e seu fundador Werner von Siemens foi o inventor da locomotiva elétrica e do elevador elétrico, além de ter feito contribuições para a área de telecomunicações. A cidade também abriga sedes das alemãs Mercedes-Benz e BMW, e chamou a atenção de Elon Musk, que instalou uma planta da Tesla.
Atualmente, a cidade investe em programas de incentivo a startups, auxiliando a fomentar o empreendedorismo na região. As áreas da tecnologia que têm mais se destacado são inteligência artificial, realidade virtual, blockchain e internet das coisas.
Além disso, a cidade abriga instituições de renome, como a Universidade Técnica de Berlim e a Universidade Livre de Berlim, com programas de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas. Já o Museu Alemão de Tecnologia, fundado em 1982, conta com um acervo vasto de diferentes invenções antigas e suas evoluções ao longo dos anos.
Seul, Coreia do Sul
Marcas sul-coreanas como Samsung, LG e Hyundai estão entre as mais rentáveis e bem-sucedidas do mundo, e são exemplo da excelência da tecnologia no país. Seul abriga essas e muitas outras empresas importantes de tecnologia, fazendo-a se destacar como um grande polo da modernidade na Ásia.
A cidade é uma das líderes mundiais em conectividade, tendo Wi-Fi gratuito em toda a sua extensão, com redes avançadas de 5G. Mais recentemente, passou a investir em inteligência artificial para melhorar os serviços públicos, criando um projeto próprio de metaverso, sendo a primeira cidade do mundo a desenvolver uma proposta desse tipo.
Por isso, a cidade é um polo de tecnologia muito relevante. Além dos investimentos em startups, a cidade se destaca como um centro de pesquisa de tecnologia de inteligência artificial e de realidade virtual aumentada. Além disso, conta com instituições de prestígio que realizam pesquisas e impulsionam a modernização de tecnologias.
Para visitar algum desses destinos, basta comprar uma passagem aérea. Todos esses lugares proporcionam experiências incríveis, com uma cultura local de enaltecimento à modernidade e inovação, permitindo que visitantes tenham imersão em um mundo repleto de tecnologia.
Outros artigos interessantes: