Na Apple, a remuneração de Tim Cook em 2023 foi de 63,2 milhões de dólares.
Apesar do valor gigantesco, a verdade é que a remuneração de Tim Cook, o diretor executivo da Apple, teve uma diminuição significativa em relação aos 99,4 milhões de dólares que recebeu em 2022.
Remuneração de Tim Cook: salário e muito mais
A remuneração de Tim Cook em 2023 incluiu um salário-base de 3 milhões de dólares, prémios de ações no valor de 47 milhões de dólares e prémios de bónus baseados em desempenho de 10,7 milhões de dólares.
Além disso, Cook recebeu 2,5 milhões de dólares em outras compensações, que abrangem contribuições , prémios de seguro de vida a termo, saque de férias, despesas de segurança e despesas pessoais de viagens aéreas.
Atualmente, Cook possui um total de 3.280.053 ações da Apple, além de 1.291.086 RSUs adicionais que ainda não foram adquiridas.
Redução já tinha sido decidida
No ano passado, o conselho de administração da Apple, os acionistas e o próprio Cook decidiram reduzir a remuneração do diretor executivo da emprea mais valiosa do mundo.
O seu prémio alvo era de 49 milhões de dólares, que acabou por ser excedido devido ao desempenho da Apple. Para 2024, o prémio de ações pretendido por Cook foi fixado em 50 milhões de dólares, estando 75 por cento desse valor sujeito a uma aquisição baseada no desempenho.
Outros executivos seniores da Apple, incluindo Luca Maestri, Kate Adams, Deirdre O’Brien e Jeff Williams, receberam aproximadamente 27 milhões de dólares cada, a maioria sob a forma de prémios em ações.
Outros artigos interessantes: