A Amazon Prime Video decidiu mudar a forma como oferece o seu serviço de streaming de filmes e séries de televisão. A partir de agora, os utilizadores destes conteúdos terão de lidar com a inserção de anúncios durante a visualização, a não ser que estejam dispostos a pagar um valor adicional para manter a experiência sem interrupções publicitárias.
Os anúncios começaram a ser exibidos em mercados selecionados, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Esta medida marca uma abordagem diferente da Amazon Prime Video, que em vez de apresentar um plano mais barato com suporte a anúncios, optou por introduzir um plano mais caro, livre de publicidade.
Aumento no custo da subscrição para evitar anúncios
O plano sem anúncios da Amazon Prime Video chega como uma opção mais dispendiosa. Os utilizadores que não querem ver publicidade durante os filmes e séries precisarão pagar mais USD 3 por mês, além do valor atual do plano. Esta mudança já está em vigor e é visível no plano existente da Amazon Prime, que custa USD 14,99 por mês ou USD 139 por ano nos Estados Unidos. A Prime Video também está disponível como um serviço de streaming autónomo por USD 8,99 por mês.
Para facilitar a transição para o novo plano, a Amazon adicionou uma aba “Go Ad Free” na aplicação e no website da Prime Video, permitindo aos utilizadores pagar o valor adicional e eliminar os anúncios. Ainda não há informações detalhadas sobre a duração e frequência dos anúncios durante os filmes e programas de TV.
Expansão global dos anúncios e possível chegada a Portugal
A Amazon confirmou planos de expandir esta nova abordagem de anúncios para outras regiões até o final do ano, embora não tenha especificado quais mercados seriam incluídos. Especialmente se considerarmos que esta nova alteração já chegou à Europa, parece um dado garantido que eventualmente os anúncios serão também implementados em Portugal.
Enquanto isso, a Netflix parece estar a preparar-se para seguir um caminho semelhante. Anunciou planos de descontinuar o plano mais barato sem anúncios em regiões onde foi lançado, começando pelo Canadá e Reino Unido a partir do segundo trimestre de 2024. Isso pode levar os utilizadores a também terem de pagar mais para continuar a assistir à Netflix sem anúncios.
Com estas mudanças, os utilizadores de serviços de streaming terão de ajustar as suas expectativas e orçamentos. A experiência de visualização sem anúncios, outrora considerada padrão em muitos destes serviços, agora vem com um custo adicional, refletindo uma tendência crescente no setor de entretenimento digital.
Outros artigos interessantes: