A Peregrine Mission One, o módulo lunar desenvolvido pelos norte-americanos da Astrobotic foi lançado de Cabo Canaveral esta madrugada. A primeira missão comercial que tem por objetivo aterrar na Lua já está em marcha.
O módulo está atualmente em rota para uma tentativa de aterragem lunar agendada para 23 de fevereiro de 2024, potencialmente tornando-se o primeiro módulo de aterragem comercial e o primeiro módulo americano em mais de 50 anos a aterrar na Lua.
Lançamento bem-sucedido
Às 2h18 da manhã de 8 de janeiro de 2024 (7h18 em Lisboa), o Peregrine Lunar Lander da Astrobotic foi lançado com sucesso pelo foguetão Vulcan da United Launch Alliance (ULA) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
Este lançamento, conhecido como Cert-1, marcou o voo inaugural do Vulcan. A separação do módulo de aterragem ocorreu aproximadamente 50 minutos após o lançamento, com a Astrobotic confirmando a ligação bem-sucedida com o Peregrine e a receção de telemetria.
Peregrine Mission One: marco na iniciativa Commercial Lunar Payload Services da NASA
A missão, parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services da NASA, tem como objetivo enviar instrumentos científicos e cargas úteis para ouma localização na Lua conhecida como Domos de Gruithuisen. O Peregrine Mission One é o primeiro lançamento bem-sucedido nesta iniciativa, contribuindo para a preparação das missões Artemis e para o objetivo de estabelecer uma presença humana sustentada na Lua.
20 cargas de 7 países
A Peregrine Mission One transporta 20 cargas úteis de sete países e 16 clientes comerciais, incluindo as primeiras cargas lunares do México, Alemanha, Reino Unido, Hungria e Seychelles. Destaca-se a DHL MoonBox, contendo recordações e mensagens de mais de 100.000 pessoas globalmente. O módulo de aterragem incorpora peças de centenas de fornecedores dos EUA, sendo montado na sede da Astrobotic em Pittsburgh, PA.
Planos Futuros
Após a Peregrine Mission One, a Astrobotic planeia continuar a exploração lunar com o lançamento da Griffin Mission One no final de 2024.
Este módulo, o maior desde o módulo lunar Apollo, transportará o VIPER da NASA para o pólo sul da Lua. O objetivo é partir em busca da presença de gelo de água em áreas permanentemente sombreadas de Mons Mouton.
Outros artigos interessantes: