O BYD Explorer 1, o primeiro navio da BYD partiu esta semana para a sua primeira viagem em direção à Europa carregado de automóveis elétricos.
A BYD, grupo de tecnologia chinês, fretou o seu primeiro navio, que partiu de Shenzhen, no sul da China, transportando mais de 5.000 veículos elétricos para a Europa. A notícia foi divulgada pela agência noticiosa estatal Xinhua.
Construtores automóveis chineses, incluindo a BYD, a Chery Automobile e a SAIC Motor, têm feito encomendas de navios para contrariar o aumento dos custos de transporte marítimo, à medida que as suas exportações aumentam.
Primeiro navio da BYD rumo à Europa
O novo transportador de veículos roll-on, roll-off, chamado “BYD Explorer No.1”, partiu para o porto de Flushing, na Holanda, e o porto alemão de Bremerhaven.
A BYD planeia mais sete navios, equipados com baterias de armazenamento de energia e sistemas geradores da própria empresa, enfatizando a sua visão para uma era mais verde no transporte marítimo.
O navio foi construído pelo estaleiro Yantai CIMC Raffles para a Zodiac Maritime, uma empresa internacional de gestão de navios com sede em Londres, propriedade da família Ofer de Israel, e fretado em exclusivo à construtora chinesa, que pode assim dizer que este é o primeiro navio da BYD.
China ultrapassa Japão como maior exportador de automóveis
Em 2023, a China exportou 5,2 milhões de veículos, ultrapassando o Japão como o maior exportador de automóveis do mundo.
A BYD exportou cerca de 243.000 carros, de um total de 3 milhões de veículos vendidos em 2023, com a Austrália, o Brasil e Israel entre os seus maiores mercados externos.
Outros artigos interessantes: