A NASA anunciou o adiamento de duas missões Artemis que levarão os americanos à Lua, após a detecção de problemas técnicos na nave espacial.
As missões Artemis II e III marcarão o regresso do homem à superfície lunar pela primeira vez em mais de 50 anos.
Missões Artemis adiadas um ano
A missão Artemis II, que levará os astronautas numa viagem ao redor da Lua, foi reprogramada para setembro de 2025, após ter sido inicialmente agendada para novembro deste ano.
Uma segunda missão, Artemis III, que levará três astronautas da NASA e um astronauta canadiano à superfície lunar, inicialmente prevista para setembro de 2025, foi adiada para setembro de 2026.
Descobertos problemas na nave
A NASA revelou ter descoberto problemas que exigem tempo adicional para serem resolvidos
Ao anunciar o adiamento das missões Artemis, a NASA revelou que o fez após ter detetado um problema de bateria e questões relacionadas com os circuitos que controlam a ventilação do ar e a regulação da temperatura.
Modulo lunar privado vai desintegrar-se
Entretanto, o Peregrine, o módulo lunar privado lançado esta semana e que falhou a sua missão de aterrar na Lua depois de ter tido um derrame de combustível, está a dirigir-se para a Terra e é provável que se desintegre ao entrar em contacto com a atmosfera.
A Peregrine está atualmente a cerca de 390 mil quilómetros da Terra, após cinco dias no espaço.
“A nossa última estimativa mostra que a nave espacial está a dirigir-se para a Terra, onde provavelmente será destruída na atmosfera”, disse a Astrobotic Technology, responsável pelo módulo lunar Peregrine, na rede social X.
Outros artigos interessantes: