Os lucros da Samsung tiveram uma diminuição de 72,2% em 2023. A gigante coreana comunicou que o lucro líquido desceu para 15,5 biliões de won, aproximadamente 10,7 mil milhões de euros.
Os grupos sul-coreanos de eletrónica, nomeadamente os lucros da Samsung, registaram lucros recordes nos últimos anos. No entanto, a situação mudou com o fim das restrições sanitárias na maioria do mundo e, de seguida, com a subida da inflação e o aumento das taxas de juro.
Lucros da Samsung mais fortes em 2024?
Apesar de vários obstáculos potenciais, incluindo políticas de taxas de juro e questões geopolíticas, a Samsung está otimista para 2024.
A empresa espera uma recuperação gradual da procura por telemóveis e computadores, graças à expansão da IA, o que permitirá que os lucros da Samsung melhorem.
No primeiro trimestre de 2024, a Samsung planeia melhorar a rentabilidade através do aumento das vendas de produtos de alto valor acrescentado. A empresa pretende satisfazer a procura de produtos avançados e destinados à IA generativa.
Mercado de memórias e procura de TI
A empresa prevê que o mercado de memórias e a procura de TI continuem a recuperar em 2024, apesar das incertezas macroeconómicas. A Samsung planeia satisfazer a procura de semicondutores para aplicações de IA e expandir-se para mercados de produtos de consumo com IA.
A Samsung é uma das poucas empresas que fabrica chips de memória de alta largura de banda (HBM), desenhados para processadores de IA. Apesar de a divisão de semicondutores da empresa ter registado um prejuízo de 14,9 biliões de won no ano passado, a empresa planeia mais que duplicar a capacidade de produção de HMB em 2024, de acordo com o comunicado de imprensa da gigante eletrónica coreana.
Lançamento de telemóveis Galaxy com novos recursos de IA
No início de janeiro, a Samsung lançou telemóveis Galaxy com novos recursos de IA, incluindo tradução instantânea durante chamadas telefónicas em 13 línguas e 17 dialetos.
O mercado global de semicondutores deve recuperar em 2024 e crescer 11,8%, de acordo com estimativas da organização de investigação industrial World Semiconductor Trade Statistics. A vice-presidente e diretora de crédito da Moody’s Investors Service, Gloria Tsuen, previu, em declarações às agências noticiosas, que o desempenho operacional geral da Samsung irá melhorar este ano.
Pagamento de dividendos aos acionistas
A Samsung Electronics anunciou hoje o seu Programa de Retorno aos Accionistas para 2024-2026, após uma análise aprofundada pelo Conselho de Administração. Após uma avaliação exaustiva do ambiente empresarial atual e previsto, das estratégias de investimento e da estrutura financeira da empresa, e das formas de aumentar o valor para os accionistas, o Conselho de Administração decidiu manter os termos do anterior programa de três anos
Assim, a Samsung continuará a devolver 50% do fluxo de caixa livre gerado no período de 2024 a 2026. O conselho de administração da empresa sublinha que o dividendo regular dos lucros da Samsung permanecerá num total anual de 9,8 mil milhões de KRW para 2024-2026
Em comunicado, o conselho de administração da gigante sul coreana de tecnologia afirma que,tal como no programa anterior, a empresa devolverá qualquer parte restante dos 50% do FCF após o pagamento de dividendos.
Nos últimos três anos, a Samsung gerou um fluxo de caixa livre de 18,8 triliões de KRW. Incluindo o dividendo declarado hoje, a empresa terá devolvido capital aos seus accionistas no valor de 29,4 triliões de KRW, equivalente a 157% do fluxo de caixa livre.
Outros artigos interessantes: