Foi num cenário nada agradável que um utilizador do Reddit, conhecido pelo pseudónimo “Commercial_Big_4378”, se viu recentemente. Este utilizador teve o seu iPhone 15 Pro Max roubado e a situação complicou-se quando o ladrão o tentou enganar novamente para aceder ao smartphone.
A mensagem, repleta de erros ortográficos e gramaticais, parecia vir de alguém que tinha comprado o iPhone, mas havia a possibilidade de ser o próprio ladrão a fingir ser o comprador.
Um pedido suspeito após o roubo
Na mensagem, o remetente pedia ao proprietário do iPhone para desativar a aplicação Find My, uma ferramenta crucial para localizar dispositivos Apple perdidos ou roubados.
Desativar esta aplicação seria um erro crítico, pois permitiria ao ladrão ou ao suposto comprador alterar a palavra-passe do Apple ID, criar um novo código de acesso, redefinir o Face ID e obter acesso às palavras-passe de todas as aplicações do proprietário.
Felizmente, a vítima agiu com perspicácia, contactando a Apple, que conseguiu bloquear e apagar o dispositivo. O iPhone foi localizado na China, mas agora só pode ser vendido a uma pessoa fora desse país.
Proteção contra dispositivos roubados no iOS 17.3
Esta situação ilustra a importância da funcionalidade de Proteção de Dispositivos Roubados, introduzida pela Apple na recente atualização do iOS 17.3. Com esta funcionalidade ativada, se o iPhone estiver num local desconhecido, realizar determinadas tarefas exigirá a verificação bem-sucedida da identidade do proprietário do dispositivo através do Face ID ou Touch ID.
Pedidos mais sensíveis, como desativar a app Find My, alterar a palavra-passe do Apple ID ou redefinir o Face ID ou Touch ID, requerem uma pausa de uma hora, permitindo ao proprietário do dispositivo verificar se foi roubado ou perdido e contactar a Apple para bloquear o dispositivo. Mesmo após a pausa, é necessário verificar a identidade do proprietário do dispositivo com o Face ID ou Touch ID.
Para ativar a Proteção de Dispositivos Roubados no iOS 17.3, vai a Definições > Face ID & Código de Acesso, introduz o teu código de acesso, seleciona Proteção de Dispositivos Roubados e pressiona “Ativar Proteção”. E lembra-te, se o teu iPhone for roubado, nunca desatives a aplicação Find My, pois isso pode resultar em acessos não autorizados às tuas contas bancárias e uso indevido dos teus cartões de crédito.
Outros artigos interessantes: