Treinos em casa ajudam a driblar o sedentarismo e criar um estilo de vida mais saudável.
Você sabia que o Brasil é considerado um dos países com maior população sedentária na América Latina? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% dos brasileiros não praticam atividades físicas suficientes para manter o bem-estar, o que os torna fisicamente inativos.
O sedentarismo é um fator que predispõe inúmeros problemas de saúde, como obesidade, doenças cardiológicas e até depressão. Por isso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, aliado a uma alimentação equilibrada, trocando o refrigerante por uma bebida de aveia natural, por exemplo.
Porém, a rotina corrida, a falta de recursos financeiros e até a preguiça de ir para a academia podem dificultar esse processo. A boa notícia é que dá para driblar tudo isso e fugir do sedentarismo no conforto do seu lar. A seguir, você aprende como treinar em casa e tornar isso um hábito.
Como treinar em casa?
O ato de exercitar-se é uma necessidade para o bom funcionamento do corpo. Para quem sofre com os obstáculos já mencionados, uma possibilidade é optar por treinar em casa. Pular corda, fazer exercícios aeróbicos, levantar peso e até dançar são alguns exemplos.
Para tornar isso um hábito, é preciso considerar o seu estilo de vida, o local mais adequado para você fazer seus exercícios e os horários disponíveis. Também se lembre de investir em práticas mais prazerosas para você.
A partir disso, fica muito mais fácil manter um estilo mais ativo de vida, sem ter que pôr os pés para fora de casa. Veja algumas sugestões que ajudam você nesse processo rumo à mais saúde.
Escolha o local adequado
Independentemente do tamanho da sua casa, você precisa de um espaço adequado para fazer os exercícios físicos. De maneira geral, ele deve ser bem iluminado, arejado e o mais livre possível de móveis para você se movimentar à vontade.
Determine um horário
Criar um novo hábito pode ser muito mais fácil caso você determine um horário específico no seu dia para a realização de determinada atividade. Imprevistos podem acontecer, mas de modo geral, você deve escolher períodos mais tranquilos, que não exijam a sua atenção.
Separe o material necessário
Também é necessário separar tudo que você vai precisar na hora de realizar o seu treino. Corda, colchonete, faixa elástica, halter e aparelhos, como bicicleta ou esteira ergométrica, são alguns exemplos. Lembre-se de organizá-los antes e após treinar.
Use o smartphone como aliado
Hoje, há inúmeros tipos de treino disponibilizados por sites, plataformas e aplicativos digitais. Caso você se identifique com essa modalidade, coloque o seu smartphone na posição mais confortável para assistir aos vídeos. Use um tripé se precisar de apoio extra para o aparelho.
Vista roupas e calçados adequados
As roupas e os calçados também são importantes. Portanto, dê preferência aos tecidos leves, transpiráveis e flexíveis, facilitando a movimentação do corpo. Dependendo da modalidade escolhida, use tênis, sapatilhas ou meias antiderrapantes.
Mantenha a hidratação em dia
Quando você se exercita, é normal que a transpiração aumente, o que implica na perda de hidratação. Sendo assim, é fundamental ter uma garrafa de água ou squeeze por perto.
Tenha uma alimentação equilibrada
Por fim, uma dieta balanceada também contribui para garantir a nutrição adequada do corpo. Alimentos naturais, como frutas, verduras, grãos integrais, carnes magras e demais proteínas, são alguns exemplos.
Outros artigos interessantes: