É o Huawei Watch GT4 uma boa prenda de Natal? A resposta à pergunta é simples: sim. Estive com o relógio no pulso durante um mês e fiquei encantado.
O Huawei Watch GT4 poderia eventualmente ser considerado o melhor do mercado, senão fosse o “pormaior” de estar barrado na Play Store. Não é compatível com apps como o Google Maps ou o Spotify, por exemplo. Uma situação que se deve ao facto de a Huawei ter sido banida dos Estados Unidos.
Num só parágrafo, consegui colocar todos osgrandes contras que encontrei neste Huawei Watch GT4. Agora tenho todo o artigo para vos dizer tudo aquilo que me impressionou e que me leva a dizer que o smartwatch da marca chinesa é, sem dúvida, uma boa prenda de Natal.
Huawei Watch GT4: um objeto cuidado
Antes de nos debruçarmos sobre as potencialidades de funcionamento, olhemos para o aspeto do Huawei Watch GT4. O smartwatch é um belo objeto, não destoando em nada numa montra com relógios de marca.
Com um design cuidado, o aro de metal tem gravados os minutos e apresenta uma coroa rotativa e um botão lateral que, no conjunto, o transformam num objeto sofisticado.
Esta é uma diferença muito grande em relação a outros smartwatchs de topo, que em termos de software são mais equilibrados, mas a que lhes falta (na minha opinião) o aspeto de relógio que o Huawei sem dúvida tem.
Compatível com Android
A Huawei afirma que o Huawei Watch GT4 é compatível com Android e iOS. Pela minha experiência, tem uma boa compatibilidade com Android, mesmo na sua versão mais recente.
Durante este mês, não tive qualquer problema com a compatibilidade entre o relógio e o smartphone, mesmo sendo le um amsung Galaxy S23 Ultra já com o Android 14. As notificações de telefonema, mensagens e emails foram sempre exibidas.
É claro que isso só é possível descarregando a aplicação Huawei Health a partir da loja da marca chinesa. Mas depois de isso feito (é preciso autorizar o telefone a descarregar aplicações de outras lojas que não a Play Sotre), fica com um controlo grande do smartwatch.
Monitorizar a saúde
Uma da funções que mais utilizo no Huawei Watch GT4 é o da monitorização de saúde. Graças aos seus sensores, o GT4 monitoriza o oxigénio no sangue, o batimento cardiaco e o nível de stress. Mantendo-o no pulso durante a noite terá também uma radiografia bem precisa da forma como dormiu.
O relógio é também um bom assistente do treino. Uso-o na caminhada, mas este smartwatch permite monitorizar a atividade em cercade 100 desportos, como futebol, basquetebol e padel, para além de exercícios como caminhada, corrida, ciclismo e natação. “Quer esteja a praticar desporto no exterior ou até mesmo dentro de um pavilhão, a elevada capacidade de recolha de dados em tempo real, vai fazer com que tire o máximo partido de cada movimento”, diz a marca.
Uma autonomia impressionante
De entre os pontos fortes do GT4, a autonomia da bateria é um dos grandes destaques. A Huawei conseguiu um equilíbrio que nenhum outro construtor conseguiu. O GT4 tem uma bateria de 14 dias e a sua utilização for moderada, ou 8 dias em caso de utilização intensiva, de acordo com o fabricante.
Da minha experiência pessoal, posso dizer que estes números são muito realistas. Com o mostrador sempre ativo e monitorização de exercício diária durante hora e meia, só precisei de voltar a carregar o relógio passado uma semana.
Nenhum outro smartphone se equivale ao GT4 no que à autonomia diz respeito e o estranho é que nenhum outro fabricante consiga mais do que 24 horas de sumo e a Huawei o tenha conseguido.
As apps e o que se controla
A questão das app pode ser importante. Confesso que a mim me satisfaz, uma vez que mesmo sem ter o Spotify é possível controlá-lo e o Google Maps tem no Petal Maps, sendo também possível controlar o disparador da câmara do telemóvel.
Claro que depende de cada um, mas o facto de ter no relógio as notificações do WhatsApp, SMS e email, e de controlar a câmara e o Spotify para mim é mais do que suficiente.
Do que verdadeiramente não gosto é de fazer uma chamada pelo telefone. É uma embirração pessoal, porque as chamadas funcionam muito bem, se bem que apenas tenhamos no smartwatch a lista dos números que já utilizámos e não todos os contactos que estão no telefone.
Mas, dizia, é uma embirração pessoal, porque não gosto que as pessoas oiçam a conversa e as chamadas não funcionam com auriculares.
As braceletes e os mostradores
Além do aro de metal em aço inoxidável, as braceletes do Huawei Watch GT4 são um ponto distintivo para emprestar aquele look de classe ao smartwatch.
O GT4 de 46 mm tem quatro braceletes à escolha: a bracelete de fluoroelastómero preto, aço inoxidável cinzento, compósito verde ou pele castanha. Já o modelo de 41 milímetros tem disponível três tipos de bracelete: de malha milanesa dourada, de aço inoxidável prateado ou de pele branca.
Outros artigos interessantes: