O Tesla Cybertruck encontrou-se numa situação caricata recentemente. Apesar de estar equipado com um sistema de tração integral e uma suspensão que oferece cerca de 30,48 cm de curso e 43,18 cm de altura ao solo, o veículo teve de ser resgatado por outras pickups após sair de um trilho todo-o-terreno e ficar preso.
Este incidente ocorreu no trilho Corral Hollow OHV, situado em Bear Valley, na Califórnia. As imagens captadas mostram o Cybertruck encalhado ao lado do trilho, a necessitar de assistência de outros veículos para ser libertado. (vê o vídeo aqui)
Este episódio suscitou interrogações sobre as verdadeiras capacidades todo-o-terreno do Cybertruck, apesar das suas especificações promissoras.
Terá sido um incidente causado por dificuldades de software?
Observadores e entusiastas do setor têm especulado sobre as razões pelas quais o Cybertruck não conseguiu superar o desafio. Surgiram comentários de que um problema de software poderia ter impedido a ativação dos bloqueadores de diferencial, cruciais para a condução em terrenos difíceis.
O terreno estava coberto de neve, mas não em grandes quantidades, e o Cybertruck estava equipado com pneus adequados para o todo-o-terreno, além de tração integral.
Inovações da Tesla em teste
A Tesla continua a desenvolver e a testar as capacidades todo-o-terreno do Cybertruck, inclusive com a implementação de novos softwares desenhados para estas condições. Recentemente, foi anunciado um novo modo chamado “Wade Mode”, que pressuriza a bateria para permitir a travessia de cursos de água.
O Cybertruck, com o seu design futurista e potencial todo-o-terreno, demonstra ser um veículo intrigante, mas este incidente realça a necessidade de mais testes independentes para confirmar as suas capacidades.
A Tesla, sempre na vanguarda da inovação automóvel, sem dúvida continuará a refinar e a melhorar o Cybertruck, enfrentando os desafios do todo-o-terreno com a sua habitual ousadia tecnológica.
Outros artigos interessantes: