A Microsoft e a Siemens anunciaram uma ampliação estratégica da sua parceria, visando introduzir os benefícios da IA generativa na indústria.
O marco inicial deste compromisso é a apresentação do Siemens Industrial Copilot, um assistente baseado em IA que promete aprimorar a colaboração entre humanos e máquinas na produção.
Parceria estratégica para IA generativa na indústria
Ambas as empresas estão a consolidar esforços para impulsionar a inovação no setor industrial, marcando um passo significativo na evolução das capacidades da inteligência artificial generativa. O fruto desta colaboração, o Siemens Industrial Copilot, surge como um assistente de IA destinado a transformar a dinâmica entre engenheiros, operadores de linha de produção e diversas equipas em todas as áreas empresariais.
Satya Nadella, Presidente e CEO da Microsoft, enfatiza a oportunidade única proporcionada pela nova geração de IA generativa na indústria, resultante da aliança de longa data com a Siemens. A combinação da expertise da Microsoft na nuvem com o conhecimento específico da Siemens no setor industrial visa capacitar operadores e profissionais com ferramentas baseadas em IA, começando com o Siemens Industrial Copilot.
O Potencial revolucionário da IA generativa
Andrés Ortolá, Diretor-Geral & Presidente da Microsoft Portugal afirma que, “na Microsoft, consideramos que entrámos em plena era do copiloto – um tempo em que pessoas e organizações beneficiam do poder de um assistente virtual, alimentado por Inteligência Artificial, que amplifique as suas competências e potencie a sua produtividade. Estamos entusiasmados com esta parceria global e vamos explorar de que forma esta tecnologia pode ser posta ao serviço deste setor em Portugal.”
Já Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal sublinha que,“sendo a Microsoft e a Siemens empresas tecnologicamente complementares e com uma forte presença no mercado Português, é com grande expectativa que olhamos para o desenvolvimento desta parceria no mercado local, com o objetivo de contribuir para um setor industrial mais eficiente, produtivo e resiliente”
Siemens Industrial Copilot: redefinindo a programação de automação
Este inovador copiloto permite aos utilizadores gerar, otimizar e depurar rapidamente códigos de automação complexos, reduzindo drasticamente os tempos de programação e simulação. Ao integrar informações da Siemens Xcelerator e do Serviço Azure OpenAI da Microsoft, o Siemens Industrial Copilot promete aumentar a produtividade e eficiência em todo o ciclo de vida industrial.
Ambas as empresas vislumbram que os copilotos com IA generativa na indústria terão um papel crucial em setores como produção, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde. Empresas pioneiras, como a Schaeffler AG na indústria automóvel, já estão a adotar a IA generativa para otimizar a engenharia e programação de sistemas de automação industrial.
Para elevar a colaboração virtual entre equipas, a integração do software Siemens Teamcenter e do Microsoft Teams estará disponível ainda este mês. Esta aplicação utiliza IA generativa para conectar funções ao longo do ciclo de vida do design e fabrico de produtos, facilitando a acessibilidade de dados a trabalhadores em fábricas e em campo, promovendo uma participação mais fácil no processo de conceção e fabrico.
Nova era de produtividade
A parceria entre a Microsoft e a Siemens promete transformar a colaboração homem-máquina, impulsionando a eficiência, reduzindo tarefas repetitivas e estimulando a criatividade. O Siemens Industrial Copilot e a integração do Teamcenter para Microsoft Teams representam passos significativos em direção a uma nova era de produtividade e inovação na com a IA generativa na indústria.
Outros artigos interessantes: