O programa SecureAcademy da Check Point Software registou um crescimento de 123% desde 2020, adicionou mais de 30 parceiros nos últimos 12 meses e qualificou mais de 20.000 alunos desde o seu lançamento em 2017
Com o avanço tecnológico e a sofisticação crescente das ameaças cibernéticas, surge uma pressão intensa sobre as empresas. Os cibercriminosos intensificaram suas atividades nos últimos doze meses, levando a um aumento no volume e sucesso dos ciberataques.
Paralelamente, existe uma escassez de profissionais qualificados na área de cibersegurança, conforme indicado por um relatório do ISC2, que aponta a lacuna de competências como um desafio maior do que a própria escassez de trabalhadores.
Para combater esses desafios, surge a necessidade de colaboração entre instituições de ensino, agências governamentais e empresas privadas no desenvolvimento de programas de formação eficientes em cibersegurança.
O papel da SecureAcademy no setor de cibersegurança
A SecureAcademy, um programa educativo da Check Point® Software, foi criada em resposta a esta necessidade, oferecendo percursos de formação para indivíduos interessados em cibersegurança.
O programa apoia estudantes de instituições de ensino superior e organizações sem fins lucrativos globalmente, fornecendo-lhes competências essenciais em cibersegurança e recursos de aprendizagem.
Os cursos abrangem experiência prática em áreas como cloud, redes e endpoints. Embora o principal foco seja oferecer cursos gratuitos aos alunos, a missão do programa vai além, buscando reduzir a escassez de trabalhadores qualificados e cumprir o compromisso da Check Point de tornar a internet mais segura.
Conquistas e expansão da SecureAcademy
A SecureAcademy alcançou um marco significativo, formando mais de 20.000 alunos através de uma rede de mais de 170 parceiros académicos em todo o mundo. Os estudantes dedicaram mais de 300.000 horas ao conteúdo de ritmo próprio e a mais de 150 cursos de certificação oferecidos pelo programa. Recentemente, a SecureAcademy expandiu para o Canadá, com a Universidade de Calgary sendo a nona colaboração universitária no país. Em 2023, mais de 700 alunos foram certificados pelo programa, preparando-os para ingressar ou avançar na carreira de cibersegurança.
Construção de carreiras em cibersegurança
A colaboração com instituições de ensino superior renomadas permite que os estudantes obtenham certificações SecureAcademy e iniciem carreiras na indústria de cibersegurança após a graduação. A Check Point oferece várias oportunidades de progressão na organização para indivíduos que iniciam suas carreiras em cibersegurança. Dois exemplos são os recrutas da Universidade da Carolina do Sul, que se juntaram à empresa após completarem cursos da SecureAcademy.
A SecureAcademy cultivou um ambiente de aprendizagem profunda que me inspirou a aprofundar o domínio da cibersegurança. Estes passos guiaram-me para uma paisagem de edificação contínua e de orientação inestimável, impulsionando a excelência. Sem a SecureAcademy a iluminar o caminho, embarcar nesta viagem transformadora teria sido inimagináve”.
Jacob May, Vendas, Check Point Software Technologies, Américas
A SecureAcademy distingue-se como um programa exemplar no espaço académico/segurança cibernética ao proporcionar aos estudantes um valor ilimitado, praticamente sem custos. Um problema comum que os estudantes enfrentam nos seus anos de ensino superior é descobrir a sua paixão e encontrar um estágio para reforçar o seu currículo. No setor da cibersegurança, um tema recorrente é o feedback dos empregadores, que lamentam a falta de experiência entre os candidatos que concorrem a posições de estágio rotuladas como ‘de nível básico’. A SecureAcademy esforça-se por resolver este desafio, proporcionando aos alunos uma exposição valiosa aos fundamentos da cibersegurança no mundo real, bem como uma certificação profissional, no âmbito das suas propinas. Encontrar a sua paixão, juntamente com uma certificação acreditada, torná-lo-á um candidato atrativo e trabalhará nas suas competências de rede numa empresa da Fortune 500, tudo num semestre. Não estaria na posição em que me encontro atualmente se não tivesse frequentado o curso Check Point SecureAcademy oferecido na Universidade da Carolina do Sul há dois anos. Agradeço e estou extremamente orgulhoso de ser um aluno e funcionário da Check Point Software Technologies.
Aidan Silverman, Engenheiro de Segurança, Check Point Software Technologies, Américas.
Através da SecureAcademy, os estudantes têm acesso a cursos gratuitos e descontos significativos em exames, além de ganhar experiência prática com tecnologia da Check Point. A SecureAcademy faz parte da Infinity Global Services da Check Point, que oferece soluções de cibersegurança end-to-end adaptadas às necessidades dos clientes, fortalecendo as defesas, otimizando a resposta a ameaças e elevando a maturidade da cibersegurança da organização.
Para mais informações sobre a SecureAcademy, visite: https://www.checkpoint.com/mind/secureacademy/.
Outros artigos interessantes: