A Meta começou a inverter o curso de integração que havia começado há alguns anos. Numa mudança de estratégia inesperada, a empresa iniciou o processo de separação entre o Facebook Messenger e as conversas no Instagram.
Este processo de desconexão, que se espera estar concluído a meio deste mês, foi inicialmente notado pelo site 9To5Google. As mudanças são significativas: os utilizadores do Instagram não poderão iniciar novas conversas ou chamadas com contas do Facebook.
Além disso, qualquer chat existente entre as duas plataformas passará a ser apenas de leitura, sem possibilidade de enviar ou receber novas mensagens.
As contas do Facebook também serão afetadas, perdendo a capacidade de ver o estado de atividade das contas do Instagram ou se as suas mensagens foram lidas. Os chats existentes entre as duas plataformas não serão movidos para a secção de entrada (inbox) de nenhuma das aplicações.
Motivações por trás da decisão
Embora a Meta não tenha explicitado os motivos desta decisão, especula-se que esteja relacionada com a DMA (Digital Markets Act) da União Europeia.
Esta legislação exige que grandes empresas como a Apple, Google e Meta ofereçam interoperabilidade com outras plataformas de mensagens. Portanto, a Meta pode estar a preparar um novo método de interoperabilidade que esteja em conformidade com a DMA.
Novidades no horizonte: outras atualizações da Meta
Além desta grande mudança, a Meta tem introduzido novas funcionalidades nas suas aplicações. Recentemente, o Instagram permitiu que qualquer pessoa pudesse descarregar Reels de contas públicas, levantando questões de privacidade. O Instagram também adicionou novos filtros, stickers impulsionados por IA, e facilitou a edição de imagens e vídeos.
A Samsung, em colaboração com o Instagram, está a trabalhar numa integração mais profunda nas redes sociais, como já visto no Galaxy S10. Esta parceria poderá trazer funcionalidades exclusivas para os futuros dispositivos Samsung, como o Galaxy S24.
A decisão da Meta de separar o Messenger do Facebook e as conversas do Instagram marca uma mudança significativa na forma como as redes sociais estão estruturadas e interagem entre si. Esta mudança, influenciada por regulamentações europeias, poderá abrir caminho para novas formas de comunicação e interoperabilidade entre diferentes plataformas.
Outros artigos interessantes: